sexta-feira, janeiro 05, 2007

OS IRMÃOS SCOTT EM DOIS FILMES



No post sobre o mais recente filme de Ridley Scott, UM BOM ANO (2006), muito se falou sobre a controversa carreira dos irmãos Scott, que têm encontrado inimigos quase que na mesma proporção que tem ganhado admiradores. Calhei de assistir a dois filmes deles dois e resolvi colocá-los num mesmo post. De Ridley Scott, PERIGO NA NOITE (1987); de Tony Scott, o recente DOMINO - A CAÇADORA DE RECOMPENSAS (2005). Os dois filmes têm a cara de seus realizadores.

PERIGO NA NOITE (Someone to Watch Over Me)

Já tinha assistido esse filme na televisão há muito tempo e não tinha gostado muito. Na revisão em DVD, acredito que o filme cresceu um bocado, ainda que no fim das contas continue o considerando uma obra menor do Scottão. Entre os pontos positivos está o bom cadenciamento da trama e as performances do elenco; entre os negativos, o clichê de que povo rico gosta de ouvir música erudita e ficar deprimido em casa e os momentos meio mornos do filme. A bela canção de abertura que dá título ao filme, cantada por Sting, também está entre os destaques positivos do filme. Na trama, Tom Berenger é um policial com a missão de proteger uma ricaça (Mimi Rogers) testemunha de um assassinato. O policial, casado e com um filho, põe em risco o seu casamento ao se envolver com a personagem de Mimi Rogers. Os momentos finais do filme são cheios de suspense, mas é aquele suspense mais frio. Interessante como Tom Berenger caiu nos anos 90. Na década de 80, ele era um astro em ascensão e presente em filmes A. Mimi Rogers também tinha certa visibilidade, até por ter sido casada com Tom Cruise - de 1987 a 1990. Foi ela, aliás, que introduziu o astro à Cientologia.

DOMINO - A CAÇADORA DE RECOMPENSAS (Domino)

Nunca Tony Scott esteve rodeado de tantas celebridades. Além da protagonista do filme, Keira Knightley, no elenco de DOMINO - A CAÇADORA DE RECOMPENSAS estão: Mickey Rourke, Delroy Lindo, Macy Gray, Lucy Liu, Tom Waits, Jacqueline Bisset, Christopher Walken e dois atores da série BARRADOS NO BAILE, interpretando eles mesmos. Pra completar, o roteiro ficou a cargo de Richard Kelly, o homem por trás de DONNIE DARKO. Kelly já havia escrito uma estória sobre Domino Harvey, a filha do ator Laurence Harvey (de SOB O DOMÍNIO DO MAL, 1962) que decidiu ser, em vez de uma modelo das passarelas, uma caçadora de recompensas. O filme mistura um pouco a história da verdadeira Domino Harvey com ficção e Tony Scott acaba realizando um grande videoclipe de mais de duas horas de duração. Achei o filme até bem interessante, mas em outras peguei no sono rapidinho. Tony fez um filme cheio de excessos e de experimentações, abusando da câmera tremida, das repetições como disco riscado, da fotografia esmaecida de cores. Essa porralouquice atingiria o ápice na cena da bad trip coletiva no ônibus, com direito até a peitinhos da Keira, mais parecidos com pequenos limões. Essa cena me pareceu uma homenagem ao ZABRISKIE POINT, de Antonioni, que sem querer pode ser um pouco culpado por essa estética de videoclipe tão cara ao Scottinho. Visto em divx.