domingo, janeiro 28, 2007

MASTERS OF HORROR: THE BLACK CAT



Felizmente, depois de um lixo que foi aquele filme do palhaço vendedor de sorvete, a antologia MASTERS OF HORROR se redime com uma bela adaptação de um dos contos mais famosos de Edgar Allan Poe, pelas mãos de um verdadeiro mestre do gênero. THE BLACK CAT (2007), de Stuart Gordon, é bastante fiel ao texto original de Poe, tendo como principal novidade o fato de colocar como protagonista da história o próprio Poe, interpretado por Jeffrey Combs, o ator que mais se identifica com os filmes de Gordon, por ter estrelado os clássicos RE-ANIMATOR (1985), DO ALÉM (1986) e CASTELO MALDITO (1995). E o nome de Combs já aparece no elenco do novo HOUSE OF RE-ANIMATOR, previsto para estrear em 2008.

Bom, deixando de lado a parte de informação, que sempre serve pra encher lingüiça, mas que tem a sua utilidade, vamos ao filme. Na trama, Edgar Allan Poe é um escritor de contos de terror e poesias que está desesperado por dinheiro. O pouco que ele ganha vendendo suas poesias nos jornais da cidade, ele gasta com bebida. Pra completar, Virginia, sua esposa - fizeram questão de colocar o nome da verdadeira esposa de Poe - está com tuberculose. E para mostrar o alto grau da doença, a produção do filme não poupa sangue. No meio de tanta perturbação, Pluto, o gato preto de Virginia, começa a atazanar o pobre homem, que vai ficando cada vez mais perturbado a ponto de arrancar um dos olhos do gato com um faca. A partir daí, o filme vai entrando cada vez mais fundo nos delírios do personagem.

Um dos momentos mais bonitos do filme, e que remete aos trabalhos de Jacques Tourneur e Val Lewton, é quando a sombra do gato segue Poe num beco escuro. O conto "O Gato Preto" é um conto que tem estreita relação com "Coração Denunciador". Ambos lidam com o sentimento de culpa e "Coração Denunciador" é citado no começo do filme. No final, Quando Poe chama os policiais para verificarem o sótão, no fundo ele queria ser descoberto. Como esse foi apenas o segundo filme baseado nesse conto que eu assisti - o outro foi o segmento de Dario Argento para o longa DOIS OLHOS SATÂNICOS -, fiquei bastante satisfeito com a fidelidade e o respeito ao material original. O problema é que, como eu já conhecia o conto, tudo ficou muito previsível. Ao menos o finalzinho me surpreendeu.

Próximo episódio da antologia: THE WASHINGTONIANS, de Peter Medak. Não estou esperando nada desse aí. Espero me surpreender positivamente.

Nenhum comentário: