quinta-feira, janeiro 04, 2007

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (Stagecoach)



No livro de Scott Eyman, John Ford - A Filmografia Completa, chamou-me a atenção o que o autor escreveu sobre a primeira aparição de John Wayne em NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (1939): "o anúncio orgulhosamente enfático de Ford a anunciar o nascimento de uma estrela." E a impressão que se tem é essa mesmo, no momento em que a câmera se aproxima de Wayne. Será que Ford já tinha a certeza de que, naquele momento, estaria construindo uma lenda? O fato é que o filme é a síntese de todos os westerns que viriam depois dele. NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS também introduzu dois elementos fundamentais do cinema fordiano: John Wayne e o Monument Valley.

Sobre o Monument Valley, Ford gostava tanto do lugar que chegou a comprar um pequeno edifício com vista para lá. Ele ia pra lá até quando não estava filmando. E o ponto onde Ford mais gostava de filmar as belas rochas mais tarde ganharia o nome de "Ford's Point". Quanto a John Wayne, NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS foi o primeiro papel de destaque do ator depois de nove anos trabalhando em westerns B, depois de ter protagonizado um filme de Raoul Walsh - A GRANDE JORNADA (1930) -, que foi um fracasso de bilheteria. Wayne praticamente fazia o mesmo tipo em todos os filmes, mas quando bem dirigido, era capaz de grandes performances, como em RIO VERMELHO (1950), de Howard Hawks, por exemplo.

Wayne demora um pouquinho a aparecer em NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS. Antes, nos são apresentados os outros personagens que participarão da jornada: a prostituta Dallas; Doc Boone, o médico bêbado; um banqueiro desonesto; uma senhora esnobe, grávida, viajando ao encontro do marido; Hatfield, o jogador, interessado na tal senhora; o vendedor de uísque que mais se parece com um pastor; o xerife; e o cocheiro. No meio do caminho, integra a diligência John Wayne, como Ringo Kid, o pistoleiro que fugiu da cadeia para vingar a morte do pai e do irmão e que ficou sob custódia do xerife. O humor fica por conta dos personagens do médico bêbado e do vendedor de uísque. O bêbado não larga do pé do vendedor, fazendo questão de carregar a sua pasta cheia de amostras grátis de bebida.

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS condena a hipocrisia da sociedade e elogia a virtude daqueles que estão à margem, representados pelo pistoleiro Ringo Kid, por Dallas, a prostituta, e pelo médico bêbado. O mais bonito de tudo é que os outros personagens, aqueles que se acham melhores do que os "pecadores", acabam precisando da ajuda desses três em determinado momento da jornada. Só a construção desse entrelaçamento dramático dos personagens já seria motivo mais do que suficiente para louvar esse trabalho de Ford, mas entra aí também a famosa cena da perseguição dos índios, seguida pela salvação pela cavalaria e do momento em que Ringo Kid vai se vingar dos assassinos de seus familiares. São esses momentos em que a construção da mitologia do western se torna mais evidente. E ainda temos o momento mais terno do filme, quando é definido o destino do casal de apaixonados, Ringo e Dallas. Eles que, segundo as palavras de Doc Boone e do xerife, estariam a salvo das bênçãos da civilização.

Nenhum comentário: