sexta-feira, maio 12, 2006

MASTERS OF HORROR: IMPRINT



Já havia baixado há alguns dias IMPRINT (2006), de Takashi Miike, mas estava com preguiça de ver o filme sem legendas. Vi ontem depois de ter conseguido as legendas com o Renato. O filme ganhou fama por ter sido banido da programação do canal Showtime por ser perturbador demais. O que é ridículo, já que um dos objetivos do cinema de horror é mesmo perturbar, chocar, mexer com os nervos do espectador ou arrepiar todos os seus cabelos do corpo. Levando em consideração todo esse "bafafá" em torno do filme e a declaração de Mick Garris de que IMPRINT foi o filme mais perturbador que ele já viu na vida, eu até que não achei o filme tão pesado assim, embora seja de longe o mais chocante dos treze filmes. Quem já assistiu ICHI THE KILLER (2001) já está mais do que preparado pra ver esse último episódio da antologia MASTERS OF HORROR. ICHI THE KILLER, esse sim, foi o filme mais perturbador e violento que eu já vi na vida.

Na trama, um americano (Billy Drago, bem canastrão) vai até uma ilha no Japão em busca de uma mulher. A ilha, dizem, é habitada apenas por prostitutas e demônios. Ele vai até lá porque descobriu que a mulher que ele amava havia se tornado uma prostituta. Assim que ele chega lá, pergunta pela mulher, mas um anão com o nariz quase todo arrancado diz nunca ter ouvido falar nessa pessoa. Pela expressão dele, logo sabemos que ele está mentindo. Como não havia mais barcos para retornar, o americano é obrigado a se hospedar no bordel. Ele escolhe justamente uma prostituta que não fica implorando aos clientes que a escolham. Ela é uma mulher com o rosto deformado. Ela lhe conta tudo sobre a mulher por quem ele estava procurando, além de coisas sobre seu passado.

Interessante como Miike é doente por cenas de tortura. Há uma seqüência em que uma mulher é submetida a uma tortura com agulhas pior que aquela mostrada em AUDITION (1999). Mas o horror do filme vai além da violência e adentra também o território do fantástico, como no lynchiano GOZU (2003), o meu favorito de Miike. O filme também guarda um parentesco com RASHOMON, de Akira Kurosawa, por causa das narrativas que trabalham com a verdade e com a mentira. É, com certeza, dos melhores episódios da antologia, embora, na minha opinião, ainda perda para os saborosos filmes de John Landis, Larry Cohen, Joe Dante e Dario Argento.

A boa notícia é que a segunda temporada de MASTERS OF HORROR já está perto de ser exibida. Li no IMDB que os nomes confirmados para dirigirem os próximos episódios são: Brad Anderson, Dario Argento, John Carpenter, Joe Dante, Ernest Dickerson, Mick Garris, Stuart Gordon, Tom Holland, Tobe Hooper e John Landis. Alguém confirma se a informação está correta? Algum outro cineasta confirmou a presença?

P.S.: Já saiu a lista dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva do Cine Ceará desse ano. Não sei se gostei da idéia de terem transformado o festival em Ibero-Americano. Eu preferia que continuasse naquele formato anterior.

Nenhum comentário: