sábado, maio 20, 2006

GAROTA DA VITRINE (Shopgirl)



Costumo ter simpatia por personagens solitários e por filmes que abordam essa problemática. GAROTA DA VITRINE (2005) trata com delicadeza o tema da solidão, da dificuldade de comunicação, das escolhas que se faz na vida, de só ver a bobagem que se faz depois de algum tempo. Nada disso é aprofundado, é verdade, mas isso pode ser completado e sentido pela vivência do próprio espectador. A protagonista do filme é Claire Danes, que adquiriu uma beleza estranha e incomum agora que está adulta. Acho que esse é o primeiro filme que traz uma cena de nudez com a atriz, o que já é motivo suficiente para os fãs correrem para comprar o ingresso.

Claire faz o papel de uma jovem do interior que trabalha numa loja em Los Angeles. Ela é solitária, mas procura se ocupar em casa pintando quadros, aproveitando o seu tempo livre com prazer. Como a maioria das pessoas, ela trabalha porque precisa e não porque ama o emprego. Passar o dia em pé numa loja, com o sapato apertando e tendo que sorrir para as pessoas o tempo todo não é nenhuma maravilha. Sua rotina muda quando ela conhece dois pretendentes: um rapaz pobre e meio desengonçado (Jason Schwatzman) e um homem mais velho e muito rico (Steve Martin).

Tendemos a simpatizar mais com o personagem de Steve Martin, um homem de classe que sabe como convidar uma mulher para jantar e não sofre de falta de tato e falta de autoconfiança como o personagem de Schwatzman, que é quem deixa o filme com cara de comédia - a cena da camisinha é divertida. Não deixa de ser uma ironia o filme ser assim meio esquizofrênico - ora é comédia, ora é drama sobre depressão - e Steve Martin, um comediante nato, participar logo da parte dramática. Martin é um ótimo ator dramático e já havia comprovado isso antes em filmes como GRAND CANYON (1991), de Lawrence Kasdan, e A TRAPAÇA (1997), de David Mamet. Quanto a Claire Danes, ela dá à personagem uma fragilidade nos momentos de dor e um amor devotado nas cenas com Martin que não tem como não gostar dela. E dessa vez ela teve a sorte de não ter uma outra atriz para roubar a cena, como aconteceu com Rachel McAdams em TUDO EM FAMÍLIA.

A seqüência que mostra o último encontro de Danes com Martin é comovente. E tem um narrador que dá ao filme um aspecto solene, auxiliado pela ótima trilha sonora. GAROTA DA VITRINE foi baseado numa novela escrita pelo próprio Steve Martin. Foi ele que adaptou o roteiro para cinema também.

Nenhum comentário: