quarta-feira, maio 18, 2016

BIG BANG: A TEORIA – A NONA TEMPORADA COMPLETA (The Big Bang Theory – The Complete Ninth Season)



Não sei o quanto ainda séries com mais de 20 episódios são interessantes nos dias de hoje, em que se encontra mais qualidade em séries de menor duração, de canais fechados ou de serviços de streaming. Nisso, a nona temporada de THE BIG BANG THEORY (2015/2016), se foi melhor em comparação com a anterior, o ponto baixo de toda a série até o momento, ainda manteve essa inquietação ruim no ar, com raros episódios engraçados. O que acaba justificando a insistência na série é mais um acostumar-se com os personagens ao longo de vários anos de "convivência" do que amor a eles, especialmente com uma equipe criativa de roteiristas tão pouco inspirada.

A nona temporada começou e terminou com ganchos bem fracos e pouco memoráveis. Como se nada pudesse ser feito para o avanço dos personagens, talvez com medo de irem longe demais. Os personagens, que no começo lidavam com problemas de socialização hoje levam uma vida mais normal e feliz do que muito espectador da série. Se bem que isso não é exatamente um problema, já que TBBT não é baseada em enredos grandes, mas em ideias felizes que podem gerar riso e diversão.

Às vezes, porém, ao centrar demais a série em seu público-alvo, a série pode até provocar a raiva de alguns, como no episódio "The Viewing Party Combustion", que é até um dos melhores da temporada, mas que por ter muitas referências e ser totalmente centrado em uma preparação da turma para a nova temporada de GAME OF THRONES pode justamente desagradar a quem não veja a série baseada nos livros de George R.R. Martin. E é curioso que muito da diversão vem de um personagem que é frequentemente usado como uma carta na manga, Stuart, o infeliz proprietário de uma comic store.

Stuart, com seu ar de cachorro com fome e desamparado, é uma espécie de palhaço clássico, sempre recebendo bordoadas e que é alvo de bullying até mesmo por aqueles que já sofreram na pele o bullying dos outros no passado, a turma de quatro amigos que faz questão de deixá-lo de fora de certos eventos. Mal comparando, Stuart é quase como o Newman de SEINFELD, com a diferença que Stuart é um amor de pessoa e TBBT não é uma série sobre a investigação do lado mesquinho e egoísta do ser humano, como é a série de Jerry Seinfeld e Larry David.

Outros momentos marcantes desta nona temporada: Sheldon e Leonard conversando sobre seus problemas com suas respectivas esposas/namoradas quando estão em crise – Sheldon fazendo uma versão solitária de Fun with Flags, seu vídeo especial para a internet, é bem interessante. Isso acontece no episódio "The Separation Oscillation".

"The Helium Insufficiency" é outro destaque, mostrando os rapazes tentando encontrar um novo namorado para Amy através de um aplicativo de celular. Essa série de episódios envolvendo os novos pretendentes de Amy acaba por tornar a personagem mais atraente. Tanto é que a reaproximação dela com o Sheldon acaba sendo interessante do ponto de vista amoroso, ainda que nem sempre os episódios como um todo sejam bons.

Como a questão dos casais tem pesado bastante na série, nada como um bom episódio de Dia dos Namorados, "The Valentino Submergence", que mostra evoluções principalmente na relação de Howard e Bernadette e de Sheldon e Amy. Enquanto isso, Raj se sente perdido sem saber que namorada escolher: Emily ou Claire. Parece mais uma tentativa de a série tentar colocar mais uma vez de escanteio a personagem Emily, que é bela e interessante mas parece não entrar em sintonia com o grupo, por algum motivo.

O episódio final da temporada, "The Fermentation Bifurcation", embora pareça tão comum e pouco marcante, ao menos é um dos mais divertidos. Mostra a maior parte da turma em uma degustação de vinho, e isso envolve um momento particularmente desconfortável para Raj. Apesar de simpática, a season finale acaba funcionando para enfatizar o quanto os produtores e roteiristas estão desinteressados e preguiçosos com sua criação.

Nenhum comentário: