sexta-feira, maio 06, 2016

TRÊS TÍTULOS MUSICAIS



Três das bandas de rock mais importantes do mundo, em registros bem distintos. Os dois primeiros, em DVD, e o segundo visto no cinema bem recentemente, embora seja muito parecido com um DVD também. Metallica e Beatles são bandas do coração e que conheço com mais profundidade. Queen, eu reconheço que preciso conhecer melhor. Ficar apenas em coletâneas e um único álbum (A Night at the Opera) é  muito pouco mesmo pra uma banda tão importante.

METALLICA: ORGULHO, PAIXÃO E GLÓRIA – TRÊS NOITES NA CIDADE DO MÉXICO (Metallica: Orgullo, Pasión y Glória – Tres Noches en la Ciudad de México)

Este DVD do Metallica tem uma importância interessante no atual momento da banda. Foi o retorno deles ao México depois de vários anos sem fazer show no país. É também a terra-natal do novo baixista, Robert Trujillo, o único que não está com a banda desde a formação original. O box METALLICA – ORGULHO, PAIXÃO E GLÓRIA (2009, foto) traz um DVD e mais dois CDs com faixas retiradas do show. No DVD, há faixas extras, que foram tocadas nas três noites que eles estiveram na Cidade do México. Como já se conhece (até também pela vinda do Metallica recentemente, duas vezes no Rock in Rio), o repertório privilegia canções do excepcional álbum Ride the Lightning (1984) e também outros clássicos da fase thrash metal e também do milionário "Album Preto" de 1991, que funcionou como um divisor de águas para a banda, tirando-a do gueto das bandas de metal. Alguns momentos de grande destaque: "Creeping death", "For whom the bell tolls", "Sad but true", "One", "Enter Sandman", "Seek & destroy”. É muita energia junta.

THE BEATLES – 1

Este DVD/CD (que também vem em formato alternativo de blu-ray) foi um presente que eu me dei no Natal do ano passado. THE BEATLES – 1 (2015) traz as faixas que chegaram em primeiro lugar no mercado americano e inglês do Fab Four, possivelmente a banda mais importante e influente do mundo. São 27 faixas que trazem desde a fase inicial, com a alegre "Love me do", até a fase tardia, com a melancólica "The long and winding road". Curiosamente, até as canções mais alegres dos Beatles eu encaro com certa tristeza, como se eu já estivesse prenunciando o tempo todo o fim iminente da banda. Alguns clipes foram criados especialmente para o DVD, como o de "Come together", outros são versões ao vivo de apresentações da banda, e, portanto, o que vale mesmo é a energia e menos a qualidade do som, como é o caso de "From me to you". Mas excelentes mesmo são os ousados clipes feitos na época e que até hoje são muito legais de ver, como o de "Penny Lane", "All you need is love" e "Paperback writer", mas principalmente o maravilhoso clipe de "Hey Jude", um dos últimos registros de alegria imensa da banda, em uma faixa de perfeição e beleza únicas.

QUEEN – A NIGHT IN BOHEMIA

Exibido em sessões bem limitadas dos cinemas UCI em várias cidades do Brasil, QUEEN – A NIGHT IN BOHEMIA (2016) flagra a banda momentos antes de se lançar em turnês com o histórico álbum A Night at the Opera (1975). O registro é de 1975, mas quase não tem faixas do disco, embora apareça lá a primeira apresentação ao vivo de “Bohemian Rhapsody”, ainda que dentro de um medley, misturada a outras canções. E embora seja uma banda com um som mais sujo, essa que vemos no palco, já se percebe algumas variações, não apenas pelo piano de Freddie Mercury, mas também pelo banjo de Brian May em determinado momento. O show se encerra com a belíssima “In the lap of the gods…”, do disco anterior, Sheer Heart Attack (1974). No bis, eles voltam com uma espécie de apanhado de canções de rock clássicas dos anos 1950, mas usando o som pesado e sujo daquele período. Acaba funcionando como uma representação da evolução do rock ao longo de vinte anos. E com um cantor excepcional ali no palco, com uma voz singular e forte presença. Só me cansei um pouco com o andamento um pouco lento, mal acostumado que sou com o rock mais básico dos anos 1980 e 1990. Mas fazia parte do espírito da época. Antes do show, há um documentário de cerca de meia hora sobre aquele momento da banda.

Nenhum comentário: