sexta-feira, maio 22, 2009

U2 3D



Depois de algumas tentativas sem êxito, finalmente pude conferir a nova tecnologia 3D que aos poucos tem chegado às salas de cinema brasileiras. E acredito que comecei bem: com o documentário/show U2 3D (2007) que mostra a performance da maior banda de rock do mundo em diversos países (México, Brasil, Chile, Argentina, Austrália). Quanto ao 3D, confesso que os óculos me causaram um pouquinho de dor de cabeça, mas fiquei impressionado com alguns efeitos, especialmente os dos desenhos animados apresentados nos trailers. Os óculos, em si, são inteligentemente construídos e, além de leves e confortáveis, funcionam bem, junto com os óculos de grau também. Quanto à leve dor de cabeça, fico imaginando os efeitos desse tipo de tecnologia num filme de mais de duas horas, como provavelmente terá o aguardado AVATAR, de James Cameron. No filme do U2, os efeitos utilizados são interessantes, às vezes nos fazendo sentir como se estivéssemos no meio do público ou podendo segurar a mão do Bono. E gostei muito do sistema de som da sala do Via Sul também. O som estava bem dividido, de dar gosto.

Mesmo com o título de maior banda do mundo, pode-se dizer que o U2 já passou do seu auge criativo. Ainda assim, continua sendo uma banda admirável. A começar pela união dos quatro membros, um raro exemplo de amizade que vai além do profissionalismo - diferente dos Rolling Stones, por exemplo. Mas não é só isso que faz do U2 a banda que é, nem o carisma e interesse por causas humanitárias de seu vocalista. O que faz do U2 a banda que é, é a sua obra consistente e cheia de clássicos.

O filme foi editado a partir de shows da turnê Vertigo Tour, do álbum HOW TO DISMANTLE AN ATOMIC BOMB (2004), um dos menos inspirados da carreira da banda. U2 3D abre com "Vertigo", a faixa de abertura do referido disco, que tem um riff de guitarra poderoso. Ainda que eu costume dizer que "One" é a grande obra-prima da banda, entre tantas outras faixas especiais, o momento mais emocionante do show pra mim acontece na hora de "Miss Sarajevo", uma canção que fala de paz, tendo implicitamente a guerra como pano de fundo. A canção ainda conta com a leitura da Declaração dos Direitos Humanos, mostrada em dois enormes telões. A canção só não ficou melhor porque não tinha o Pavarotti para cantar o trecho operístico.

Mas voltando a "One", eu estava achando que a banda estava demorando a tocar uma faixa de ACHTUNG BABY (1991). Além de "One", a outra única faixa do disco que aparece no filme é "The Fly", com The Edge arrebentando nas guitarras. Como se trata de um show editado, e tendo visto a apresentação deles no Brasil (o exibido na Globo), sei que o disco mais ignorado da banda nos shows tem sido ZOOROPA (1993). Também senti falta de um momento que geralmente acontece nos shows da banda, que é quando Bono retira do público uma bela jovem para dançar com ela no palco, em geral durante "With or Without", embora eu também já tenha visto isso acontecendo durante "Tryin' to Throw Your Arms Around the World", mas isso foi nos bons tempos da Zoo Tv Tour. Essa bela canção, se eu não me engano, tem sido limada dos shows atuais.

Um dos maiores méritos do U2 está no fato de suas canções admitirem múltiplas interpretações, muitas vezes dependendo de nossa conexão sentimental com a música. Até mesmo uma faixa como "Pride (In the name of love)" - que aliás se mantém cada vez mais forte -, ainda que seja uma homenagem a Martin Luther King, pode ser vista também como uma canção religiosa, especialmente cristã. E falando em religião, que lindo que é ver a tentativa de Bono de unir três grandes religiões que têm a mesma raiz: Abraão. Com a intenção de pregar a paz no mundo, o vocalista utiliza símbolos do Islamismo, do Judaísmo e do Cristianismo formando a palavra "coexist". Eis um grupo admirável e digno do nosso mais profundo respeito. Mas o ideal seria mesmo se esse show fosse exibido num ambiente sem cadeiras, para pular, dançar e cantar junto. É essa a vontade que dá assistindo ao filme.

O set list:

Vertigo
Beautiful Day
New Year's Day
Sometimes You Can't Make It On Your Own
Love and Peace
Sunday Bloody Sunday
Bullet the Blue Sky
Miss Sarajevo
Pride (In the Name of Love)
Where the Streets Have No Name
One
The Fly
With or Without You
Yahweh

Nenhum comentário: