terça-feira, maio 19, 2009

THE OFFICE – QUINTA TEMPORADA (The Office – Season Five)



A mais irregular das temporadas de THE OFFICE, a quinta (2008-2009) passou por momentos onde a série parecia fadada ao fim, chegando ao fundo do poço com o episódio "Prince Family Paper", onde Michael é convidado a prestar contas com o diretor regional da Dundler Mifflin, enquanto o resto da turma fica no escritório discutindo se Hilary Swank é ou não gostosa. É um momento "quero ser SEINFELD" que definitivamente não funciona na série. Talvez seja o pior episódio da história da série. O que escapa nesse episódio é a expressão de Michael ao ter que responder qual o segredo do sucesso econômico de sua filial.

Se em outras temporadas, Jim e Pam roubam a cena com seu romance, e nesta Andy se torna um personagem cada vez mais legal, a quinta temporada é definitivamente de Michael Scott. Steve Carell está cada vez mais à vontade no papel, imprimindo ao seu personagem uma tonalidade de cores que torna Michael às vezes odiável, como no episódio em que ele quer colocar a culpa de sua falta em Dwight ("Golden Ticket"), com medo de perder o emprego; outras vezes admirável, no fantástico episódio "Broke"; e em outras ocasiões, digno de pena, como no episódio "New Boss", quando seu emprego é ameaçado.

A quinta temporada também se caracterizou por levar às últimas consequências a vergonha alheia, fazendo com que a série transcendesse o caráter cômico e trafegasse por um território próximo da tragédia, atingindo o ápice no episódio "Two Weeks". Alguns espectadores até chegaram a vir com a teoria de que THE OFFICE não era uma sitcom, mas uma série bem mais séria do que se imaginava. Acho que não chega a ser o caso, mas a mistura de emoções que a série proporciona é inédita na televisão.

Destaque também para os prólogos cada vez mais caprichados. Como não se mijar de rir na cena em que Dwight faz uma simulação de incêndio no escritório e todo mundo fica desesperado? E como não rir de satisfação com a cena do sujeito que chega para falar com o Michael e a Pam é obrigada a mentir, dizendo que ele não está? E não é genial a sequência dos cheetos na Michael Scott Paper Company? São pequenas coisas que tornam a série grande e fazem com que a gente esqueça a irregularidade e abrace a série com prazer. Se o episódio final não foi tão bom quanto o citado "Broke", pelo menos flagrou toda a turma em momento de descontração, jogando vôlei, em clima alto astral. Sem falar no reencontro de Michael com Holly e a cena em completo silêncio no consultório médico. Não dá pra não admirar THE OFFICE.

Meu top 5 da temporada:

1. "Broke". Esse deveria ser o episódio final da temporada. Nunca a série me deixou com um sorriso de orelha a orelha tão satisfatório antes. No episódio, a nova empresa de Michael está à beira da falência, mas continua incomodando a Dundler Mifflin.

2. "New Boss". O diretor da Dundler Mifflin envia à filial em Scranton o autoritário Charles para vistoriar as atividades de Michael e sua equipe. Michael se revolta e vai até o chefão, nem que para isso ele tenha que perder o seu emprego.

3. "Frame Toby". Michael quer incriminar o seu desafeto Toby, conseguindo o que ele acredita ser maconha com os rapazes do depósito. E depois chama a polícia. Um dos melhores episódios onde Michael tenta mostrar o quanto odeia Toby.

4. "Moroccan Christmas". Numa festa marroquina organizada pela Phillys, o cabelo de Meredith pega fogo e Michael atribui o problema ao alcoolismo dela. Michael leva-a, então, à força até uma clínica de desintoxicação.

5. "Dream Team". Michael recruta seu time de empregados para formar a Michael Scott Paper Company.

Nenhum comentário: