segunda-feira, setembro 29, 2003

NAUSICAÄ DO VALE DOS VENTOS (Kaze no Tani no Naushika)



Já estava há algum tempo com um divx de NAUSICAÄ (1984), de Hayao Miyazaki, numa cópia que o Benuel tinha me conseguido. Até já tinha começado a ver, mas essa cópia não era muito boa. Foi aí que eu conheci o Marcelo Reis, do site Animehaus, que me propôs fazer uma troca de filmes. Resultado: ele me arranjou uma cópia muito boa de NAUSICAÄ, ripada do DVD (ou do VCD?). Inclusive, ele mesmo fez o trabalho de legendagem em português. Excelente trabalho, faço questão de dizer.

Esse filme vai ficar na história pra mim como o filme do Miyazaki que me fez chorar. O final do filme é tão bonito que eu não pude conter as lágrimas. NAUSICAÄ tem uma certa semelhança com PRINCESS MONONOKE (1997), que é a preocupação em mostrar as conseqüências da destruição da natureza pelo homem. Talvez até de uma maneira mais bonita, já que em NAUSICAÄ, o mundo já está sofrendo essas conseqüências. Sente-se na pele todos os problemas gerados pela irresponsabilidade do homem.

A história se passa num futuro relativamente distante, onde a terra está devastada e existem poucas vilas com os humanos sobreviventes. O planeta está cheio de desertos, que cada vez mais se multiplicam, e de florestas com vegetações que emitem esporos venenosos letais para os humanos, além de insetos gigantes. Nausicaä é o nome de uma garota habitante do Vale dos Ventos, um lugar que consegue viver em harmonia com a natureza. A menina tem a capacidade de acalmar os enormes insetos e ainda é bem hábil em seu meio de transporte, uma espécie de asa-delta motorizada. Certo dia, o seu reino é atacado por outro povo, que planeja destruir as florestas e os grandes insetos e, assim, trazer de novo para a raça humana o controle do mundo.

A trama é bem intricada, os personagens passam longe de serem rasos e não há uma distinção pura e simples do bem e do mal, o que é uma característica bem notada em outros filmes de Miyazaki que tive o prazer de conferir: LAPUTA: CASTELO NOS CÉUS, PRINCESS MONONOKE e A VIAGEM DE CHIHIRO.

Outra coisa que conquista a gente logo de cara é a música. A trilha sonora é uma das mais belas que eu já ouvi. Até mais bonita que a trilha de LAPUTA, que já é um primor. O som do filme, com aqueles uivos do vento, ajuda a criar uma atmosfera toda especial. É mais ou menos o que DUNA quis ser e não conseguiu. Outra parte que remete à LAPUTA é a cena que se passa no céu, com aviões atirando e explodindo. Se você entrar no clima do filme, e ver além do que o desenho simples daquele tempo mostra, você é capaz de sentir um frio na barriga na cena da batalha no céu.

É realmente um filme maravilhoso. Fica empatado com LAPUTA na minha lista de preferidos do grande Miyazaki. Eu quero mais!! Eu quero ver PORCO ROSSO, MEU VIZINHO TOTORO, KIKI'S DELIVERY SERVICE e o que mais esse cineasta fantástico tenha feito. Alguém me ajuda a conseguir??

Nenhum comentário: