quinta-feira, setembro 11, 2003

COLUMBUS, SHERIDAN E HAWKS



Pra não deixar acumular muitos filmes para eu comentar, vou falar um pouco sobre os últimos que vi na telinha. Vamos lá, então.

O HOMEM BICENTENÁRIO (Bicentennial Man)

Eu peguei esse dvd emprestado do Santiago. Não vi o filme no cinema. Acho que, na época (1999), fiquei meio cismado por causa da direção do Chris Columbus. Por incrível que pareça, o filme é bem legal. Desses que quando a gente começa a assistir nem vê o tempo passar. Aliás, "tempo" é uma das palavras-chave do filme. Robin Williams é o robô Andrew, comprado por uma família americana do ano de 2005 para cuidar dos afazeres da casa e entreter as duas meninas. No início, ele não é bem recebido pelo mulher e filhas de Sam Neill, o homem da casa; mas depois, ele passa a ser amado por todos. O que distingue o robô Andrew dos outros robôs fabricados é a capacidade de "gostar", de ter uma personalidade, de se aproximar da complexidade de um ser humano. O filme lembra um pouco A.I. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (2001), do Spielberg, só que inferior. Curiosamente Robin Williams fez a voz do Dr. Know no filme de Spielberg. Nesse filme, Columbus fez o seu melhor trabalho, melhor até do que o divertido ESQUECERAM DE MIM (1990). Emocionante a tentativa do robô de se tornar mais e mais humano, tanto exteriormente como interiormente e a passagem do tempo, com Andrew vendo morrer as pessoas que ele gosta. Uma adaptação bem sucedida da obra de Isaac Asimov, ainda que muita gente vá achar lacrimoso ou "padrão Disney". No DVD, de extra, vem apenas um mini-documentário com o "making of" de menos de 5 minutos e uns traillers.

O LUTADOR (The Boxer)

Depois dos sucessos MEU PÉ ESQUERDO (1989) e EM NOME DO PAI (1993), o diretor Jim Sheridan e seu ator preferido, Daniel Day-Lewis, se deram mal nesse terceiro filme juntos. O LUTADOR (1997) é um filme chato, monótono, não vai a lugar nenhum. Ainda por cima desperdiça o talento de dois gigantes da interpretação: Day-Lewis e Emily Watson. Aliás, vou aproveitar aqui pra dizer que eu gosto demais dessa menina. Sua interpretação é arrebatadora em ONDAS DO DESTINO (1996) e em HILARY E JACKY (1998), dois dos meus filmes favoritos dos anos 90. Além de tudo, gosto da beleza dela. Em O LUTADOR ela é a antiga namorada de Day-Lewis, que depois de amargar vários anos na cadeia, volta para a comunidade onde morava. O filme trata das discussões e brigas ridículas entre católicos e protestantes na Irlanda, do problema com a polícia repressora, do IRA, da opressão da cidade de Belfast. Pena que é tudo muito frio e sem emoção. Gravado da TNT.

A TERRA DOS FARAÓS (Land of the Pharaohs)

Ainda que não fosse dirigido pelo Howard Hawks, um dos melhores diretores de Hollywood, A TERRA DOS FARAÓS (1955), com sua história sobre a construção da grande pirâmide Quéops no Egito, já teria motivo suficiente para despertar o interesse do público. Muitas pessoas hoje nem acreditam que seres humanos foram capazes de construir tal obra. Há até teorias que dizem que as pirâmides foram construídas por extra-terrestres, tal a perfeição delas. No filme, há uma trama envolvendo o Faraó e uma de suas escravas, além dos escravos capturados durante batalhas que o faraó promove para conseguir mais e mais ouro e jóias. A construção da pirâmide é idealizada por um desses escravos, que é arquiteto. Muito interessante. Além do mais é Hawks na direção, né? O cara sabe fazer de tudo: filme de gângster (SCARFACE), comédia musical (OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS), western (os filmes com "rio" no título, RIO VERMELHO, RIO BRAVO, RIO LOBO). Ótimo filme. Gravado da Globo.

Nenhum comentário: