segunda-feira, setembro 22, 2003

FESTIVAL STANLEY KUBRICK



Na última quinta-feira, dei uma passada na Distrivideo pra levar alguns filminhos e não resisti ao me deparar com os dvds de três filmes de Kubrick inéditos pra mim. É claro que eu não ia deixar passsar uma oportunidade dessas, né?

Stanley Kubrick é um dos poucos cineastas que a gente pode chamar de gênio. Sua filmografia é irretocável. Todos os filmes são ótimos. Alguns são obras-primas. 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO é o melhor filme do mundo. É claro que isso é a minha opinião, mas eu gosto de fazer esse tipo de sentença que dá uma impressão de que é um fato, não uma opinião. Hehehe.

Os três filmes lançados em DVD pela CineMagia estão bem bons em qualidade. As minhas únicas reclamações são:
- os filmes não estão em widescreen, mas em tela cheia. De qualquer forma, nos EUA eles foram lançados assim também.
- algumas traduções para o português nas legendas ficaram com problemas: "I'm fed up" virou "eu estou alimentado", por exemplo. Mas são poucos os erros que eu percebi.
- Na capa do DVD de A MORTE PASSOU POR PERTO, a data da produção está 1957, quando na verdade o filme é de 1955.

No mais, os filmes estão com boa qualidade de imagem e som. Outra coisa legal foi a inclusão de artigos escritos em português falando sobre cada um dos filmes, além de trazer a biografia do homem. Bastante informativos.

Com isso, eu agora posso dizer que vi todos os filmes dele, com exceção do raro e inédito no Brasil FEAR AND DESIRE (1953), que o próprio cineasta renega.

Comento a seguir, rapidamente, cada um dos filmes vistos.

A MORTE PASSOU POR PERTO(Killer's Kiss)

Esse filme foi feito em 1955 com poucos recursos. Kubrick algumas vezes teve que filmar às escondidas, por não conseguir autorização para as locações externas. É talvez o menos brilhante dos filmes dele, o que não quer dizer que o filme seja ruim. Longe disso. A cena da luta final do protagonista com o mafioso é ótima e nervosa. Na história, um lutador de boxe se envolve com uma dançarina ameaçada por uma gangue. O preto e branco das cenas noturnas é muito bonito. Lembra A EMBRIAGUEZ DO SUCESSO. È um filme curtinho - apenas 67 minutos - que passa voando.

O GRANDE GOLPE (The Killing)

Esse sim é o primeiro atestado da genialidade do diretor. Quem pensa que foi Tarantino que inventou a narrativa não-linear e circular em PULP FICTION, precisa ver O GRANDE GOLPE (1956). Na história intrincada e que ajuda a aumentar a fama do diretor em ser cerebral, um grupo de homens planeja um golpe no dinheiro das apostas das corridas de cavalos. O legal é que a gente torce pra que o assalto funcione. O estilo da história lembra 11 HOMENS E UM SEGREDO(1960), só que o filme do Kubrick é anterior. Mas mais importante não é a história e sim o modo como ela é contada. Sterling Hayden, que também está em outro Kubrick, o DR. FANTÁSTICO (1964), tem uma presença de respeito.

GLÓRIA FEITA DE SANGUE (Paths of Glory)

Sério: esse é o melhor filme de guerra que eu já vi. E o melhor filme anti-guerra também. GLÓRIA FEITA DE SANGUE (1957) é impressionante. Impressionante nas seqüências de batalha, impressionante nas cenas do tribunal, impressionante na cena do fuzilamento. É um milagre. A câmera passeando pelas trincheiras enquanto as bombas explodem, a câmera andando pelo ponto de vista dos condenados ao som dos tambores aterrorizantes. Na história, Kirk Douglas é um coronel do exército francês, lutando na 1a Guerra Mundial contra os alemães. Ele se recusa a executar uma missão impossível e suicida e vai ter que responder na justiça e evitar a execução de três de seus homens. Maravilhoso. Não preciso ver mais nenhum filme esse ano. Heheheh.

Nenhum comentário: