quarta-feira, setembro 03, 2003

A MARCA DA PANTERA (Cat People)



Assisti dia desses A MARCA DA PANTERA (1982), do Paul Schrader. Já tinha visto quando criança na Globo, mas não me lembrava mais de nada. Mas acredito que a versão que passou na tv não mostrou a nudez frontal de Nastassja Kinski (dessa vez eu não erro mais o nome da moça). Também não lembro se passou sem cortes a cena da pantera (ou é puma? Ou leopardo?) arrancando o braço de um sujeito. Que cena forte, hein!?!

Bom, dizem que o CAT PEOPLE original (SANGUE DE PANTERA,1942) é bem melhor. É um dos preferidos do Scorsese e tal. Mas quando é que alguma distribuidora vai lançar isso aqui?? Alguma boato sobre o lançamento em DVD no Brasil?

O filme do Schrader é bem bonito. Tem imagens belíssimas, um vermelho que remete a SUSPIRIA, do Argento. Se eu não me engano, o filme seguinte dele, MISHIMA (1985), também tem vermelhos fortes e outras cores como numa pintura. Por falar em MISHIMA, vendo os extras do DVD soube que depois que Schrader filmou A MARCA DA PANTERA, um monte de coisas deu errado na vida dele. Ele até se separou da mulher (parece que por ter se envolvido com a Nastassja) e foi parar no Japão pra pensar sobre a vida. Foi lá que ele teve a idéia de fazer MISHIMA. E quando ele voltou para os EUA, nunca mais trabalhou para grandes estúdios, com muito dinheiro. Só em esquema independente. Ele mesmo encara isso como se fosse uma maldição do filme. Mas o interessante disso tudo é que recentemente ele foi despedido da filmagem de EXORCISTA IV, uma seqüência de um dos filmes de terror mais malditos que existem. Ele deve estar bem cismado com tudo isso.

Aparentemente o filme é uma variação dos filmes de lobisomens, só que com panteras. Mas a sexualidade é mais forte em CAT PEOPLE do que nos filmes sobre lobos. A cena da transformação é boa, mas perde para os efeitos de O LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES, para comparar com um filme da mesma década.

O dvd da Universal está como todo dvd deveria estar: com montes de extras. Há duas entrevistas com o diretor. Uma de 1982, quando ele tinha acabado de fazer o filme e outra de 2000. Os documentários são do mesmo cara que fez os especiais para os dvds do Hitchcock e para A NOITE AMERICANA, do Truffaut. Quer dizer, sinônimo de coisa fina. Há ainda mini-documentário com o técnico de efeitos especiais e entrevista com Robert Wise, diretor de THE CURSE OF CAT PEOPLE (1944), continuação do CAT PEOPLE original. Gostei das fotos mostradas ao som da música tema de David Bowie. Há também comentário em áudio do Schrader (única coisa que eu não vi). Tudo legendado em português. A Universal parece que tem feito os melhores dvds do mercado.

Nenhum comentário: