domingo, maio 24, 2015

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO – O FILME



Tudo bem que Daniel Filho não precisa de pessoas o defendendo, já que tem a seu favor o público, a bilheteria, mas de vez em quando é necessário que se perceba o quão bom ele é na direção. Culpá-lo pela popularização das "globochanchadas" por causa de sucessos como SE EU FOSSE VOCÊ (2006) e sua sequência (2009), que ainda trouxe a moda das continuações de filmes brasileiros, algo restrito aos estrangeiros, é uma bobagem. Afinal, ele sempre fez melhor que os outros. Assim como fez o melhor exemplar da safra de filmes espíritas com CHICO XAVIER (2010) e fez uma obra baseada em Eça de Queirós parecer uma deliciosa trama rodriguiana com PRIMO BASÍLIO (2006).

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO – O FILME (2014) é o seu retorno à telona depois de um bom tempo longe – CONFISSÕES DE ADOLESCENTE (2013) não conta, já que ele fez em parceria com sua pupila pouco inspirada Cris D’Amato. E dessa vez foi com um trabalho pouco comum de se ver dentro do cinema mainstream. Como é um filme praticamente todo filmado com a câmera parada, e dependendo muito da movimentação dos atores em cena, lembra um pouco uma boa peça de teatro. Aliás, Daniel Filho já havia namorado com o teatro alguns anos atrás com A PARTILHA (2001).

Desta vez, a brincadeira gira em torno de uma webcam escondida que faz com que os podres dos personagens venham à tona, depois que se descobre que um inquilino cometeu suicídio. O primeiro a descobrir o defunto é o porteiro do prédio, vivido por Lázaro Ramos. Aliás, impressionante a diferença da performance de Ramos neste filme em comparação com O VENDEDOR DE PASSADOS. Nota-se o quanto um bom diretor faz a diferença. O ator baiano está totalmente à vontade no papel, assim como todos os demais.

Algumas cenas são especialmente hilárias, como a tentativa do síndico (Otávio Augusto) fazer funcionar um berrante. A cena gera a maior quantidade de risadas por minuto, já que emenda com a entrada do personagem do corretor, vivido por Marcos Caruso, cuja participação é rápida, mas, sem dúvida, marcante.

Também estão muito bem em cena Juliano Cazarré, como o policial mandão, Lúcio Mauro Filho, como o papa-defunto, Roberta Rodrigues, como a esposa do porteiro, e Suzana Vieira, como a esposa do síndico, que se gaba por ter feito um papel numa novela da Rede Globo.

Pode-se dizer, inclusive, que SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO é também uma farsa sobre a fogueira de vaidades da sociedade contemporânea e sua relação com a tecnologia. A vizinha tirando selfie com o morto é um exemplo disso, assim como é toda a representação dos personagens quando descobrem que estão sendo filmados.

O diretor pode não estar inventando a roda com esse filme – que na verdade é inspirado em uma obra sérvia, MORTE DE UM HOMEM NAS BALCÃS (2012) –, sem falar que sabemos que também não é nenhuma novidade o fato de que a reação das pessoas muda quando elas se postam em frente a uma câmera. Porém, o que importa aqui é o quanto o diretor trabalha a espontaneidade em seu elenco e o quanto o humor está afiado. Daniel Filho não se tornou o Midas do cinema brasileiro dos anos 2000 à toa.

Nenhum comentário: