quarta-feira, maio 04, 2011

ESSENTIAL KILLING



Interessante ver um drama de guerra nestes tempos de "guerra ao terror" que seja narrado do ponto de vista de um "terrorista". ESSENTIAL KILLING (2010), de Jerzy Skolimowski, mostra Vincent Gallo como um sobrevivente, depois de ter jogado uma bomba e dilacerado os corpos de um grupo de soldados americanos. A partir daí, o filme segue na busca dos americanos por este homem perigoso, que consegue fugir e se esconder, sobrevivendo à fome, à dor, aos cães farejadores e o que mais aparecer pela frente - se precisar, inclusive, até leite materno ele toma.

Visto hoje, em tempos de morte (suspeita) de Bin Laden, ESSENTIAL KILLING não deixa de ser um tanto provocador, ainda que Skolimowski não tome nenhum partido explicitamente no conflito. E, se eu não me engano, nem mesmo o local do conflito é mencionado. Vendo no IMDB, vi que mencionam que o local é o Afeganistão e que o protagonista é membro do talibã.

O diretor polonês, cujo trabalho conheço muito pouco, faz um filme praticamente sem diálogos, todo construído de imagens. E imagens fortes e produção bem cuidada para um filme fora do eixo hollywoodiano. As sequências de explosões e tiroteios são impressionantes e o trabalho de som é primoroso. Tive o prazer de ver o filme em alta resolução e com som 5.1. Na sequência dos cachorros, Ricky, o cão aqui de casa, ficou pensando que havia mesmo outros cães por perto e ficou logo à procura dos invasores. Grande filme, ótima performance de Gallo e uma bem-vinda, ainda que curta, participação de Emmanuelle Seigner.

Nenhum comentário: