sexta-feira, janeiro 09, 2004

RABBITS



Na madrugada de hoje pude finalmente assistir RABBITS, um dos mais controversos trabalhos que Lynch realizou e disponibilizou na internet. Até então, tudo que eu sabia era que se tratava de um curta em episódios onde parte do elenco de CIDADE DOS SONHOS (2001) aparece vestido de coelho. E só. Não tinha a menor idéia que RABBITS iria me deixar aterrorizado. Lynch mais uma vez mostra a sua capacidade de nos assustar utilizando-se do irracional, trazendo direto do mundo dos sonhos e do inconsciente elementos que cineasta nenhum é capaz de trazer.

No site de Lynch ele descreve RABBITS assim: "In a nameless city, deluged by continuous rain, three rabbits live with a fearful mystery." Esse mistério continua sendo um mistério assim que terminamos de ver os oito episódios do filme. Somos surpreendidos várias vezes e em algumas delas, eu confesso que me arrepiei de medo, tive calafrios. Ajudou o fato de eu estar vendo às três da manhã, sozinho na escuridão do meu quarto.

RABBITS começa mostrando duas coelhas numa sala (as beldades Naomi Watts e Laura Elena Harring). A câmera está estática o tempo todo. Na trilha sonora, a música perturbadora de Angelo Badalamenti e ruídos estranhos e difíceis de reconhecer. Uma coelha está passando roupa, a outra está sentada no sofá, como que olhando pra gente. Surpresa quando entra o terceiro coelho (Scott Coffey) pela porta e é cumprimentado por aplausos por um público fictício. Aí que notamos que Lynch está fazendo uma brincadeira com as sitcoms. A partir dos primeiros diálogos ouvimos risadas nos momentos mais inoportunos. Já tinha visto algo do tipo na obra-prima pornográfica FRESH MEAT (1994), de John Leslie. Filme pornô com risadinhas de sitcom também é um troço bizarro. Fico me perguntando se Lynch chegou a ver esse filme.

Um outro detalhe que deixa a coisa ainda mais confusa é que os diálogos estão todos trocados. Às vezes eles se referem a eventos que ainda estão pra acontecer. Depois que a gente fica mais ou menos acostumado até dá pra prever alguma coisa, criando assim mais suspense. Por exemplo, quando uma das personagens pergunta quem era no telefone, a gente fica sabendo que a qualquer momento o telefone vai tocar. Isso porque em nenhum momento anterior o telefone tinha tocado. Por isso, acredito que a cada vez que assistimos RABBITS, mais descobrimos novas coisas.

Acredito que algumas pessoas até já devem ter tentado colocar na ordem correta o quebra-cabeças que é o diálogo de RABBITS. Lynch, experimenta mais uma vez a inversão do tempo a exemplo do que fizera em A ESTRADA PERDIDA (1997) e CIDADE DOS SONHOS. Só que de maneira ainda mais intrincada.

Comparando com outras obras de Lynch, a cortina que mostra o título do filme lembra imediatamente a cortina do "black lodge" de TWIN PEAKS (1990). O clima claustrofóbico dentro da casa lembra HOTEL ROOM (1993), outra série de tv de Lynch. A cena de Rebeka Del Rio, no episódio 3, lembra o Club Silenzio de CIDADE DOS SONHOS.

Lynch tem o dom de trazer à tona nossos medos mais profundos através de personagens misteriosos que desafiam nossa compreensão. Teve o Bob em TWIN PEAKS, o "homem misterioso" em A ESTRADA PERDIDA e o homem detrás da lanchonete em CIDADE DOS SONHOS. Em RABBITS, o que faz a gente mijar de pavor é o "Red Rabbit". (Esse nome foi usado pelo próprio Lynch durante chats de seu site.)

Quem é fã do trabalho de Lynch, não pode deixar de conhecer de jeito nenhum mais essa obra de gênio.

Nenhum comentário: