quarta-feira, janeiro 28, 2004

PERFECT BLUE



Roger Corman chegou a dizer sobre esse filme: "Se Alfred Hitchcock se juntasse a Walt Disney, eles fariam um filme como esse." Assim como Corman comparou esse anime a Hitchcock, a maioria das pessoas que o assistem falam de Dario Argento e Brian DePalma (dois discípulos do mestre do suspense). De Argento, o filme lembra SUSPIRIA (1977) ou A MANSÃO DO INFERNO (1980), justamente os filmes que mais têm clima de pesadelo e que mais deixam dúvidas na cabeça de quem assiste.

O diretor de PERFECT BLUE (1997) é Satoshi Kon, considerado o mestre da nova geração de animes. Os filmes seguintes dele também foram super-elogiados e comentados mundo afora. Cogitou-se que MILLENNIUM ACTRESS (2001) seria um dos indicados ao Oscar de animação desse ano, mas a academia acabou preferindo colocar IRMÃO URSO, como bem falou o Marcelo, lá nos comentários sobre o Globo de Ouro. TOKYO GODFATHERS (2003) é sua mais recente obra e que foi igualmente louvado. Será o novo Miyazaki?? Em certo sentido pode ser, mas os dois diretores têm obras de características muito diferentes.

A trama do filme é bem intricada, mas Kon foi esperto o suficiente para não confundir a cabeça da gente até metade do filme. A partir da segunda metade é que o bicho começa a pegar. Na trama, Mima é uma garota que canta num grupo pop de sucesso, tipo Spice Girls, e que decide sair do grupo para iniciar uma carreira de atriz. Enquanto inicia a nova carreira, ela passa a ser atormentada pela figura dela mesma vestida de cantora pop, ao mesmo tempo que assassinatos estranhos passam a acontecer no set, além de ela descobrir que existe alguém que fez um website sobre ela contando coisas praticamente impossíveis de alguém - além dela mesma - saber. Um sujeito estranho e com deformações físicas é fã da atriz e é o principal suspeito dos assassinatos.

O problema é que o filme é bem cheio de mistérios e no IMDB o que existe é gente tentando teorizar sobre o que realmente acontece no filme. Há teorias que dizem que o filme é narrado sob três pontos de vista diferentes. Na verdade, às vezes não sabemos se o que está acontecendo é cena do filme dentro do filme, alucinação da Mina ou alucinação de outra personagem da trama (Rumi, a empresária de Mina).

Entre as minhas cenas preferidas estão: a) a cena em que Mima interpreta uma cena de estupro no filme dentro do filme e b) quando Mima é perseguida pela "Mima-ilusão" flutuando - a música que ouvimos durante essa cena é sensacional e apavorante. Aliás, a trilha sonora do filme é excelente e no final uma belíssima canção toca enquanto sobem os créditos.

Um outro filme a que costumam comparar PERFECT BLUE é ABRE LOS OJOS (1997) e seu remake VANILLA SKY (2001). Com a diferença que no final desses filmes, a trama complicada é quase que didaticamente explicada. Já os japoneses não deixam mole pra gente não. Há também uma cena da banheira que serviu de inspiração para o filme RÉQUIEM PARA UM SONHO (2000).

Consegui esse filme com o chapa Marcelo Reis, do site Animehaus. Marcelão, conta aí tuas teorias sobre o mistério desse filme! Já conseguiu o divx de MILLENIUM ACTRESS??

Nenhum comentário: