segunda-feira, janeiro 26, 2004

GLOBO DE OURO 2004



O fim de semana foi legal, tranqüilo. Vi apenas um filme no cinema, dois em vídeo e um no pc. Não vou descarregar minha "munição" toda aqui com o risco de ficar sem assunto durante toda a semana. Vou começar, então, pelo assunto mais fresco (no bom sentido): a premiação de ontem à noite dos Golden Globes.

Uma das coisas maravilhosas da internet é a possibilidade de você assistir por exemplo a uma cerimônia dessas comentando ao vivo com alguém que também está assistindo e está a milhas de distância de você. Foi muito divertido ontem assistir a premiação com um chat aberto com o Renato. É claro que saiu muito comentário sobre a beleza ou a ridicularidade das estrelas da festa. Hehehe..Como o Globo de Ouro não tem shows musicais ou espetáculos super-produzidos, a diversão está em poder ver os astros sentados em mesas bem servidos de drinks e esperando as premiações ou os micos.

O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI foi o grande vencedor da noite, papando quatro prêmios. Em segundo lugar, ficou o filme da Sofia Coppola - ENCONTROS E DESENCONTROS venceu os prêmios de filme (musical ou comédia), roteiro e ator para Bill Murray. Bill é um cara bem estranho pra esse tipo de premiação. Ele, assim como Johnny Depp e Sean Penn, não combina com esse tipo de premiação. Mas a aura cult do ator atingiu um grau de popularidade nunca vista. Ele é chamado de gênio por muita gente boa. Ah, e por falar em Sean Penn, ele não foi receber o prêmio que ganhou pelo filme SOBRE MENINOS E LOBOS. O filme do Eastwood só ganhou os prêmios de ator e ator coadjuvante (Tim Robbins).

A "monstruosa" Charlize Theron estava linda e parece que valeu a pena ter se enfeiado pra ganhar o prêmio pelo papel em MONSTER. (Ah se aparecesse um monstro desses pra me assustar de noite!) E as chances de ela ganhar o Oscar estão crescendo. Curiosamente, na festa, as mais bonitas eram a Charlize e a Christina Ricci.

Na parte de televisão, ANGELS IN AMERICA papou quase todas. Trata-se de uma mini-série para a HBO, dirigida pelo Mike Nichols, e com um grande elenco que inclui Al Pacino, Merryl Streep, Emma Thompson e Mary Louise Parker. Sobre essa última soube através do Renato que o marido a largou com 8 meses de grávida. Ela estava muito bonita na festa e tinha acabado de dar à luz. Quanto à mini-série, fiquei curiosíssimo pra assistir, mas deve passar primeiro na HBO pra quem sabe depois ser lançada em DVD.

Ainda falando de televisão, não teve como a Jennifer Aniston fingir o desapontamento quando leu que o vencedor do prêmio de melhor ator de série não foi o seu amigo Matt LeBlanc de FRIENDS, e sim o ator da série THE OFFICE. Aliás, essa série está bem popular nos EUA. Deve chegar aqui no Brasil em breve.

Voltando ao cinema. Uma das cenas mais respeitosas da noite foi a premiação de OSAMA, filme do Afeganistão, no prêmio de melhor filme estrangeiro. Difícil entender como num lugar onde as pessoas não tem o que comer, e às vezes nem tem pernas pra andar por causa das mutilações das bombas, ainda têm forças pra fazer cinema. As pessoas da festa ficaram bem sérias, como se se sentissem um pouco culpadas por estarem no "bem-bom", enquanto que tem gente no mundo passando por um inferno. Ironicamente, quem depois lembrou o quanto aquelas pessoas que estavam na festa tinham sorte foi o Jim Carrey, que apareceu careca e simpático como sempre. Hehehe

Outro momento memorável foi quando Nicole Kidman foi anunciar o prêmio de melhor ator da noite. Quanto citou o nome do Tom Cruise como um dos indicados, ele sorriu pra ela com carinho, como se tivesse saudade do tempo em que estavam juntos. Do jeito que canceriano romantiza o passado...

Ah, e viva Jack Bauer e o elenco completo de 24 HORAS!!!

A lista dos vencedores:

Cinema
Melhor Filme - Drama
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei


Melhor Filme - Musical/Comédia
Encontros e Desencontros

Melhor Direção
Peter Jackson, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Melhor Roteiro
Sofia Coppola, Encontros e Desencontros

Melhor Ator - Drama
Sean Penn, Sobre Meninos e Lobos

Melhor Atriz - Drama
Charlize Theron, Monster

Melhor Ator - Musical/Comédia
Bill Murray, Encontros e Desencontros

Melhor Atriz - Musical/Comédia
Diane Keaton, Alguém Tem Que Ceder

Melhor Ator Coadjuvante
Tim Robbins, Sobre Meninos e Lobos

Melhor Atriz Coadjuvante
Renée Zellweger, Cold Mountain

Melhor Trilha Sonora Original
Howard Shore, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Melhor Canção Original
`Into the West`, Annie Lennox, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Melhor Filme Estrangeiro
Osama, Afeganistão

Televisão

Melhor Mini-Série ou Filme Feito para TV
Angels in America, HBO

Melhor Série - Drama
24 Horas

Melhor Série - Musical/Comédia
The Office

Melhor Ator de Série - Drama
Anthony Lapaglia, Without a Trace

Melhor Atriz de Série - Drama
Frances Conroy, A Sete Palmos

Melhor Ator de Série - Musical/Comédia
Ricky Gervais, The Office

Melhor Atriz de Série - Musical/Comédia
Sarah Jessica Parker, Sex And The City

Melhor Ator de Mini-Série ou Filme Feito para TV
Al Pacino, Angels in America

Melhor Atriz de Mini-Série ou Filme Feito para TV
Meryl Streep, Angels in America

Melhor Ator Coadjuvante de Série, Mini-Série ou Filme Feito para TV
Jeffrey Wright, Angels in America

Melhor Atriz Coadjuvante de Série, Mini-Série ou Filme Feito para TV
Mary Louise Parker, Angels in America

Nenhum comentário: