quarta-feira, junho 12, 2013

BLACK MIRROR – SEGUNDA TEMPORADA (Black Mirror – Series 2)























Com um pé no presente, mas de olho no futuro, mais três intensos, pessimistas e angustiantes episódios de BLACK MIRROR se apresentam nesta segunda temporada (2013). Esta série inglesa tem o mérito de apresentar episódios, na verdade médias-metragens para a televisão, que fazem com que queiramos ver sempre o próximo, sem a existência de um gancho, já que as histórias são todas fechadas e independentes.

O primeiro episódio é avassalador e muito, muito interessante. "Be Right Back" conta a história de uma moça cujo namorado morreu em um acidente de automóvel. Ele tinha o hábito de ficar o tempo todo na internet, mal conseguindo cuidar de seu relacionamento. O luto que ela sente por sua morte é tanto, que ela acaba aceitando uma "solução" que uma amiga lhe propõe no dia do velório: há um novo sistema operacional que resgata todos os dados do morto, de e-mails, de redes sociais etc. e cria uma inteligência artificial que conversa com a pessoa através de e-mails e bate-papo. Fascinante e perturbador.

"White Bear" também lida com outra mania dos dias atuais: a de filmar ou fotografar tudo. Você vai a um show, lá está todo mundo filmando o show. Você vai a um restaurante e lá está alguém fotografando a comida. Neste episódio, uma moça acorda desmemoriada e amarrada a uma cadeira. Quando sai, passa a ser perseguida por pessoas com câmeras e por outras, mais agressivas, fantasiadas com máscaras. É o episódio mais próximo do gênero horror da série.

"The Waldo Moment" é outro episódio com tintas tristes, ao apresentar um rapaz que faz a voz e os gestos de um urso em um desenho animado que tem o hábito de zoar com políticos. Ele e seu grupo aproveitam o momento de eleição para se destacar mais. O cartum faz enorme sucesso de público, a ponto de ser visto como uma espécie de voz do povo. As coisas mudam para o rapaz quando ele tem um encontro íntimo com uma candidata. É o menos interessante dos três, mas o fato de se tratar de uma história de amor dolorida faz com que fale aos nossos corações.

Nenhum comentário: