segunda-feira, setembro 03, 2012

PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO (Seeking a Friend for the End of the World)



E Steve Carell tem conseguido se livrar do fantasma de Michael Scott, seu mais famoso personagem, da série THE OFFICE. Depois de aparecer como terapeuta em UM DIVÃ PARA DOIS, ele é o protagonista deste pequeno e simpático filme independente. PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO (2012) é uma espécie de MELANCOLIA light. Trata de mostrar o comportamento das pessoas diante do fim iminente com o choque de um meteoro no planeta Terra.

Assim, com pouco tempo de vida, assim que soube do fim do mundo em questão de meses ou semanas, a mulher de Dodge (Steve Carell) o abandona. Sem muito ânimo para viver, ele continua em seu trabalho que cada vez menos tem razão de existir: uma seguradora. Ele encontra um motivo para viver ao encontrar na janela de seu apartamento uma jovem chorando (Keira Knightley). Ela, Penny, havia brigado com o namorado e com o tempo os dois acabam se tornando amigos. Ela entrega umas correspondências atrasadas a ele. E uma das cartas é a de um amor dos tempos de colégio de Dodge. Eis um motivo para passar os seus últimos dias na Terra: sair com Penny e um cachorrinho adotado em busca dessa mulher.

O road movie ao mesmo tempo sentimental e cômico reserva algumas pequenas surpresas e alguns momentos bem divertidos, como o do caminhoneiro suspeito ou o do bar de amigos doidões. Um dos pontos positivos do filme é que o protagonista comete erros estúpidos; e isso torna a história mais envolvente e prepara o espectador para o final.

PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO é a estreia na direção da pouco conhecida atriz e roteirista Lorene Scafaria. Seu trabalho discreto para um filme sobre o fim do mundo e que conta com um ator famoso por personagens cômicos conta pontos a seu favor. E Keira Knightley está bem diferente, com o cabelo desgrenhado e quase sempre agarrada a uma meia dúzia de vinis. O destaque do filme é o retorno ao físico, depois de estarmos tão acostumados com o contato distanciado e facilitado através de tecnologias de comunicação.