sábado, fevereiro 11, 2012

MADRE JOANA DOS ANJOS (Matka Joanna od Aniolów)



"E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandassem para o abismo. E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se."
(Lucas 8:30-33)


Essa é uma das passagens mais intrigantes da Bíblia, principalmente para quem tem curiosidade no estudo da demonologia. E também para quem viu tantos filmes sobre possessão e exorcismo, como o recente FILHA DO MAL. Na passagem acima, por exemplo, por que os demônios pedem a Jesus que não os mandem para o abismo, preferindo entrar nos corpos dos porcos para em seguida cair no despenhadeiro? Uma das hipóteses seria que eles, como espíritos etéreos, poderiam procurar um novo hospedeiro desprotegido. Isso a gente pode supor depois de ter visto tantos filmes de horror que tratam do assunto.

Em MADRE JOANA DOS ANJOS (1961), o diretor polonês-ucraniano Jerzy Kawalerowicz faz uma elegante mistura de Bergman com Dreyer para contar a história de um temeroso padre que tem a missão de ir a um convento habitado por freiras possuídas por legiões de demônios para realizar exorcismos. A Madre Superiora é a principal hospedeira dos espíritos das trevas e até já dominou outro padre que tentou exorcizar o lugar, mas que sucumbiu às tentações e acabou morto na fogueira pela população local. Por isso o novo padre, que procura se autoflagelar, tem um medo imenso de encarar essas mulheres.

O detalhe é que as mulheres do filme são quase todas bonitas. A começar pela moça que atende na taverna, passando pela primeira freira que recebe o padre, até a própria Madre Superiora. A beleza dessas mulheres acaba por ajudar no processo de sedução. A primeira cena impressionante é justamente a da chegada do padre no convento e uma jovem e bela freira o recebe muito bem, mas logo em seguida demonstra, com um sorriso maligno, estar possuída. Outra cena que fica forte na memória é a do exorcismo da Madre Superiora por um grupo de padres. A resistência é enorme e elas tratam os sacerdotes com escárnio. Há também outra cena de destaque, que é a discussão entre o padre e um rabino.

Acho que o problema do filme para mim é o fato de ter um andamento que é também um convite ao sono. Tive que ver o filme aos pedaços por isso. Mas aí a culpa é mais minha do que do filme. Uma boa noite de sono e um espírito alerta pode garantir mais prazer em sua apreciação. A fotografia em preto e branco, em tons claros, os enquadramentos precisos, a ambientação despojada, tudo isso contribui para o sucesso artístico desse filme que teve a ousadia de botar demônios em pleno convento, o que fez com que ele fosse proibido em vários países na época de seu lançamento nos cinemas.

P.S.: Ontem saíram os indicados ao Alfred, o prêmio organizado pela Liga dos Blogues Cinematográficos há nove anos. Confira o resultado AQUI! Quarenta blogueiros votaram. Os meus votos podem ser vistos AQUI.

Nenhum comentário: