quarta-feira, fevereiro 01, 2012

OS DESCENDENTES (The Descendants)



Sexto longa-metragem da carreira de Alexander Payne, OS DESCENDENTES (2011) prova mais uma vez que o diretor virou queridinho da academia. E até se aproveita disso para lançar seu filme numa temporada propícia para a premiação. O filme já venceu o Globo de Ouro na categoria principal (melhor filme – drama), mas provavelmente deve encontrar mais resistência para repetir o feito no Oscar. Independentemente das politicagens da premiação, OS DESCENDENTES é provavelmente o melhor filme do diretor, com boa direção de atores e ótimo texto.

Por mais que o enredo pareça um tanto banal, o filme "pega" o espectador no final, o que para mim foi uma surpresa. Embora o seu tom seja a maior parte do tempo leve, o que justificaria melhor uma classificação mais como comédia do que como drama, a "dramédia" de Payne lida com um acidente grave em família. A esposa do personagem de George Clooney encontra-se em estado de coma e ele sabe através da filha mais velha (Shailene Woodley) que a mulher o estava traindo. Resta saber como ele agirá diante disso.

O filme tem um andamento bem tranquilo, que combina com o clima do Havaí, local onde se passa a maior parte da história. Inclusive, ver OS DESCENDENTES é ter uma boa oportunidade de conhecer um pouco o Havaí e as ilhas vizinhas num contexto mais contemporâneo e cosmopolita, embora alguns elementos estereotipados estejam presentes, como as camisas floridas e as pessoas usando bermudas em reuniões de negócios. Mas o filme também questiona a situação do branco dominante e a cada vez menor presença dos tipos nativos.

OS DESCENDENTES guarda o melhor para o final, mas só depois de nos fazer acompanhar um pouco o drama do pai de família que não sabe lidar com as filhas depois de anos afastado e dos demais personagens que têm a sua importância dentro da história. Uma dessas coadjuvantes que aparece muito pouco na trama é responsável por um dos momentos mais emocionantes do filme e que antecipa o momento da catarse final. Difícil conter as lágrimas. E ponto para Alexander Payne.

OS DESCENDENTES recebeu cinco indicações ao Oscar: filme, direção (Alexander Payne), ator (George Clooney), montagem e roteiro adaptado.

Nenhum comentário: