terça-feira, fevereiro 14, 2012

A ILHA DOS MORTOS (Survival of the Dead)



Essa sucessão de filmes "dos mortos" que George A. Romero tem dirigido nos últimos anos está mais parecendo uma maneira de ele mostrar para o mundo, que parece contagiado com a febre dos zumbis, usando-os em séries de televisão, gibis, literatura, videogames, passeatas; uma maneira de ele lembrar a todos que o criador dos zumbis modernos foi ele, com A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (1968). Mas seus últimos trabalhos, especialmente este A ILHA DOS MORTOS (2009) e o anterior DIÁRIO DOS MORTOS (2007), não são nem sombra do que foram seus primeiros filmes, nem possuem a mesma relevância social que os anteriores traziam.

Sem falar que os zumbis do século XXI tiveram que ser turbinados, aprender a correr, para se tornarem mais aterrorizantes e causarem medo nos personagens e no espectador. Eles viraram motivo de piada em TODO MUNDO QUASE MORTO, de Edgar Wright - não que eu ache engraçado esse filme. E nada mais justo que Romero, o "dono" dos mortos-vivos, venha reivindicar o seu lugar nesse espaço. Pena que os seus novos filmes não tenham mais a mesma força.

A ILHA DOS MORTOS é o mais fraco de todos. Tanto que não houve nenhuma repercussão, nem resposta dos fãs quando ele foi lançado, nem mobilização por aqui para que o filme fosse exibido nos cinemas, como aconteceu com DIÁRIO DOS MORTOS. Assim, o filme passou praticamente batido, ficando escondidinho na seção de terror das prateleiras das locadoras sobreviventes ou esquecido nos HDs ou DVD-Rs de quem se interessou eventualmente por ele.

E eu lembrei dele esses dias e resolvi assistir. A trama até poderia ter rendido algo bom: homem é expulso de uma ilha que outrora foi um lugar mais ou menos seguro, dentro de um mundo dominado por zumbis. Três anos depois, ele resolve voltar com um pequeno grupo de militares para retomar o seu lugar. Ao chegar lá, vê que as coisas estão bem diferentes. O problema do filme é a direção preguiçosa de Romero. Não nos interessamos pelos personagens, nem há nada que já não tenhamos visto em um filme de zumbi qualquer. Tomara que o próximo trabalho de Romero não seja outro filme de zumbis. Algo diferente seria bem-vindo.

Nenhum comentário: