sexta-feira, outubro 17, 2008

NOITES DE TORMENTA (Nights in Rodanthe)



Talvez os problemas dos romances americanos que se utilizam de fórmulas das comédias românticas ou do melodrama seja justamente o fato de que eles utilizam fórmulas. NOITES DE TORMENTA (2008), estrelado por Richard Gere e Diane Lane, tem muitas semelhanças com BODAS DE PAPEL, de André Sturm. No entanto, o exemplar brasileiro, que conta quase a mesma estória, resolveu beber da fonte dos diretores franceses e fez um filme muito mais sensível, poético e mais capaz de despertar emoções.

O momento, por exemplo, em que Richard Gere beija pela primeira vez Diane Lane, em um trabalho melhor e mais sensível, resultaria numa explosão de sensualidade, numa liberação de tensões como a que pode ser vista em filmes do quilate de um ANTES DO AMANHECER. Por mais que Gere e Lane sejam charmosos e bonitos e que formem um belo par de amantes maduros, o diretor de televisão e estreante nos cinemas George C. Wolfe não soube como fazer um trabalho suficientemente emocionante. Acho que o único momento que quase me levou às lágrimas foi o diálogo final entre a personagem de Diane Lane e sua filha, interpretada por Mae Whitman, a garota que faz o papel da filha do terapeuta na série IN TREATMENT.

A trama é um pouco batida - médico com um trauma recente encontra numa pousada de praia uma bela mulher carente e separada do marido e os dois se apaixonam -, mas a locação do filme é uma maravilha e a idéia da tormenta, bem como a cena em que a tempestade chega, é muito boa, causa boa impressão. Vale lembrar que Diane Lane alcançou o estrelato tardiamente, com um filme ao lado de Richard Gere, INFIDELIDADE (2002), de Adrian Lyne, que muita gente torce o nariz, mas que me agradou bastante. James Franco interpreta o filho de Richard Gere no filme, numa participação pequena.

Nenhum comentário: