quarta-feira, outubro 08, 2008

BUSCA IMPLACÁVEL (Taken)



De vez em quando tem-se a impressão de que a salvação do cinema de ação ocidental está na mão dos cineastas europeus. Um bom exemplo disso foi o recente REFÉM, de Florent Emilio-Siri. Que, aliás, foi tão subestimado pela crítica quanto este ótimo e empolgante "filme de resgate", dirigido pelo novato na direção Pierre Morel. Antes de BUSCA IMPLACÁVEL (2008), ele havia dirigido apenas o thriller B13 - 13º DISTRITO (2004), lançado em dvd no Brasil e meio perdido nas prateleiras das locadoras. Eu, pelo menos, quando vou à locadora, diante de tantas opções já "garantidas", não costumo me aventurar na prateleira dos filmes de ação e deixo passar, assim, algumas pequenas pérolas. O que pode ser o caso do francês B13 - 13º DISTRITO.

BUSCA IMPLACÁVEL (esses títulos genéricos são ruins e fáceis de a gente se esquecer) é também uma produção francesa com o nome de Luc Besson como um dos produtores e roteiristas, mas que pode se passar facilmente como uma produção americana, já que é falado em inglês e conta com um time de protagonistas americanos. Na trama, o personagem de Liam Neeson costumava trabalhar como uma espécie de espião do Governo americano que atualmente encontra-se aposentado. Quando trabalhava para o Governo, não tinha tempo para se dedicar à família, que acabou perdendo. Agora tenta recuperar o tempo perdido, pelo menos no que se refere ao tempo com sua filha adolescente (Maggie Grace, de LOST). Durante esse período, ele perdeu a esposa (Famke Janssen) para um milionário e vive sozinho e melancólico, sendo às vezes animado pelos amigos, que agora trabalham como guarda-costas de celebridades.

O trailer do filme já entrega do que se trata: sua filha, em viagem para Paris, é raptada por um grupo de albaneses que utilizam as jovens seqüestradas para serem drogadas e se tornarem prostitutas ou serem vendidas em leilões quase tão bizarros quanto aqueles mostrados em O ALBERGUE 2. E embora BUSCA IMPLACÁVEL não seja sangrento como o horror de Eli Roth, o filme não economiza na violência dos atos do pai, que se mostra um "Rambo" na coragem e na habilidade para lidar com vários homens ao mesmo tempo. E um ator tão bom quanto Liam Neeson ajuda a passar um pouco mais de credibilidade e interesse para a platéia. Como eu vi o filme depois de ter saído do trabalho, havia grandes chances de eu dar umas cochiladas. Felizmente, não foi o caso de BUSCA IMPLACÁVEL, que, ao contrário, me deixou ligadão. Impressionante como se fica animado com as cenas de ação e os atos do protagonista se tornam tão pessoais para o espectador quanto são para o próprio personagem. BUSCA IMPLACÁVEL é uma bela surpresa que merece ser conferido, de preferência nos cinemas. O negócio é ignorar as críticas preconceituosas de gente que não aprecia filmes de ação (de vingança, resgate, vigilante etc) e se divertir com esse empolgante trabalho.

P.S.: Fazendo um update depois de algumas horas de ter postado. É que essa informação tem que ser passada. A Zingu! está fazendo 2 anos e, para comemorar, a edição desse mês foi totalmente feita em homenagem a José Mojica Marins, um dos nossos maiores cineastas. Eu também dei minha colaboração na sessão de artigos, falando sobre os extras da Coleção Zé do Caixão, mas a edição desse mês está tão recheada de nomes ilustres como colaboradores especiais que é de dar gosto e se eu for citar o nome de todos aqui não vai adiantar muito. O melhor mesmo é ir lá e conferir esse belo trabalho que a dupla Matheus Trunk e Gabriel Carneiro fizeram com todo o carinho. Tem entrevistas, críticas de quase todos os filmes de Mojica, diversos depoimentos e artigos e até links do youtube. É muito material coletado e muito texto de qualidade escrito. Mojica merece. E parabéns ao time!!

Nenhum comentário: