sexta-feira, outubro 24, 2008

FEAR ITSELF - SKIN AND BONES



E eis que FEAR ITSELF entra em hiato, deixando no ar uma ótima impressão. SKIN AND BONES (2008), o episódio dirigido por Larry Fessenden, é aterrorizante e me deixou curioso para conhecer a obra do diretor. Lembro que o Renato havia me falado do seu interesse pela obra do diretor de WENDIGO (2001, acredito eu, inédito no Brasil) e COLAPSO NO ÁRTICO (2006, lançado em DVD pela Imagem). Fiquei tão entusiasmado com SKIN AND BONES que senti necessidade de conhecer também esses filmes de Fessenden, já que ele foi responsável pelo melhor episódio da antologia até o momento.

SKIN AND BONES apresenta um prólogo no mínimo instigante, que não entrega do que o filme tratará. Vemos uma casa isolada, próxima de uma montanha fria, e um jovem que deseja sair a cavalo em busca de seu pai que partiu já há alguns dias e não deu notícia. O irmão desse homem desaparecido não permite que ele arrisque sua vida e que aguarde mais um pouco. Em questão de minutos, o pai do garoto aparece, magro, fraco e com um aspecto muito sinistro. Diferente da grande maioria dos episódios – lembro especialmente de COMMUNITY, de Mary Harron -, SKIN AND BONES não utiliza uma trilha sonora constante que antecipa o medo ou algo ruim prestes a acontecer. O filme se beneficia dos uivos dos ventos e dos sons naturais, o que acaba tornando tudo mais interessante.

O melhor (ou pior, depende do ponto de vista) estaria por vir quando a família passa a ficar muito preocupada com o estado do homem, que chega com uns olhos arregalados, um aspecto cadavérico e as pontas dos dedos e das orelhas totalmente pretos. Não se sabe o que aconteceu na montanha, mas logo adiante esse homem falará, deitado na cama sobre o seu encontro com um wendigo. Ao que parece, Fessenden retoma o tema de seu filme mais conhecido e se sai muito bem. Pode até ser que ele esteja se repetindo, já que eu não vi os trabalhos anteriores do diretor, mas visto em separado, SKIN AND BONES é um poderoso filme de horror que traz um personagem tão horripilante quanto o Nosferatu de Murnau. Se você tiver que escolher para ver apenas um entre os episódios exibidos de FEAR ITSELF, escolha SKIN AND BONES sem medo. Ou com medo, se for o caso.

Abaixo, segue meu ranking de FEAR ITSELF (até o momento):

1. SKIN AND BONES, de Larry Fessenden
2. EATER, de Stuart Gordon
3. NEW YEAR’S DAY, de Darren Lynn Bousman
4. FAMILY MAN, de Ronny Yu
5. IN SICKNESS AND IN HEALTH, de John Landis
6. COMMUNITY, de Mary Harron
7. THE SACRIFICE, de Breck Eisner
8. SPOOKED, de Brad Anderson

Ficam faltando os episódios dirigidos por Ernest Dickerson, John Dahl, Rupert Wainwright, Rob Bowman e Eduardo Rodriguez. Não tenho informações de quando (ou se) a série voltará ao ar.

Nenhum comentário: