segunda-feira, abril 23, 2012

A PERSEGUIÇÃO (The Grey)



Impressionante como Liam Neeson tem se saído bem como herói de filmes de ação. Sorte dos diretores que podem contar com um ator de seu naipe, pois acaba fazendo toda a diferença no produto final. Depois que Neeson surpreendeu a muitos com o ótimo thriller BUSCA IMPLACÁVEL, à procura de sua filha sequestrada; e com DESCONHECIDO, sendo vítima de um intrincado complô; agora é a vez de o astro interpretar um homem que encara a própria natureza e, em especial, uma matilha de lobos.

A PERSEGUIÇÃO (2011) é a segunda parceria de Neeson com o diretor Joe Carnahan. A primeira havia sido em ESQUADRÃO CLASSE A (2010), aliás, outro exemplar de filme de ação com o ator, mas não listado acima por não ser tão bom quanto os citados. Em A PERSEGUIÇÃO, ele interpreta um atormentado operário de um posto de petróleo no Alasca. Ele sofre a morte de sua esposa, que sempre aparece em seus pensamentos dizendo-lhe para não ter medo. Coincidentemente, a esposa de Neeson também morreu em 2009 em um acidente, e desde então o ator tem se dedicado sem descanso aos filmes. No filme, pensando até mesmo em cometer suicídio, o personagem acaba tendo que liderar o grupo de sobreviventes da queda do avião, que cai em um lugar que, além de ser extremamente gelado, é povoado por enormes e famintos lobos.

Carregado de tensão, mas também com momentos de intimismo nas conversas entre o grupo de homens, o filme deve muito de sua força ao desempenho de Neeson, que compensa as interpretações apenas razoáveis dos demais. A PERSEGUIÇÃO também conta com ótimos efeitos de som, que faz com que nos sintamos rodeados pelos lobos. O aspecto existencialista surge entre um e outro ataque dos lobos, quando os personagens passam a pensar sobre suas vidas, sobre aquelas pessoas que eles deixaram, e sobre a cada vez menor possibilidade de sair vivo daquela situação. Esse tom amargo do filme é um de seus trunfos, bem como o seu belo final.