sexta-feira, abril 13, 2012

O ABRIGO (Take Shelter)



Michael Shannon já está ficando estigmatizado com papéis de louco ou algo do tipo. Até na série BOARDWALK EMPIRE, seu papel de homem da lei ganhou um caráter de psicopata. Em O ABRIGO (2011), de Jeff Nichols, ele é um trabalhador de construção que começa a ser assombrado por imagens estranhas e apocalípticas de uma grande e devastadora tempestade. Ele começa a imaginar que o seu mundo irá ruir e, mesmo tendo dúvida sobre se o que ele vê são visões ou alucinações, já que ele busca ajuda de um psicólogo, ele investe todo o seu tempo e até o dinheiro que não tem na construção de um abrigo perto de sua casa.

A esposa é interpretada por Jessica Chastain, essa atriz extraordinária que parece ter surgido do nada em um único ano, quando foi revelada em A ÁRVORE DA VIDA. Sua personagem aqui não foge muito do arquétipo da mãe de família do filme de Malick, mas como o filme se passa nos tempos atuais, seu papel é mais ativo e mais reprovador da atitude maluca do marido. Há também a figura da filha pequena, que é surda.

O filme tem um visual magnífico, que poderia ter alcançado muito mais impacto se visto na telona do cinema – infelizmente, ele saiu direto em DVD. O final ambíguo só me deixou com mais dúvidas, mas o importante é a força do horror psicológico que O ABRIGO possui. Dizem que o filme anterior do diretor, o inédito no Brasil SHOTGUN STORIES (2007), também é muito bom. Até peguei para ver, mas não sei quando entrará na fila de prioridades. É também protagonizado por Michael Shannon.

Lamento não falar mais do filme e de minhas impressões, mas já faz algumas semanas que o vi e quanto mais o tempo passa, mais fácil fica esquecer. Mas pelo que me lembro, e levando em consideração todos os elogios que tinha lido sobre o filme, reconheço que esperava mais.

Nenhum comentário: