quinta-feira, julho 29, 2010

PREDADORES (Predators)



A primeira impressão que fica de PREDADORES (2010), logo a partir da cena de Adrien Brody caindo em queda livre, seguido do título gigante do filme preenchendo toda a tela, é de que estamos diante de um produto bem desleixado. O que não é de se admirar, sabendo-se que o produtor é Robert Rodriguez. Que quando quer, até faz uns trabalhos bem legais, mas a tendência dele é mesmo fazer tudo de qualquer jeito. Mesmo assim, não vai faltar público para o filme, tanto gente que gostou dos dois primeiros da franquia, quanto os fãs dos games. PREDADORES, aliás, tem até um clima de jogo eletrônico. E talvez se a gente estivesse com o joystick na mão fosse até interessante. O fato é que a criatividade passa longe do filme. Que é apenas mais um título ruim que deveria ser lançado direto em dvd por alguma distribuidora de segunda linha, mas que por razões óbvias consegue espaço nos cinemas.

A semelhança com LOST no início logo se dissipa quando a ação começa a ficar quase que initerrupta. E também mais banal, o tipo de ação que não empolga. Tanto porque os personagens são rasos e estereotipados, quanto porque o diretor Nimród Antal não tem a manha de dirigir boas sequências de ação. Adrien Brody como o protagonista, como o homem forte e inteligente do grupo, chega a ser uma escolha inusitada e interessante, mas os diálogos são tão ruins e o personagem é tão mal construído que não dá pra comprar o papel. E bem que Alice Braga podia estar numa produção melhor, mas pelo menos a atriz, como segunda mais importante do elenco, ganha mais visibilidade. Os outros membros do grupo também fazem papéis bem caricatos: o calado membro da yakuza, o negro africano, o homem das ciências e frágil na selva (Topher Grace), Danny Trejo como o mexicano rude, e Oleg Taktarov como o russo meio bobão.

Quanto aos monstrengos, eles já se tornaram familiares, mesmo continuando feios como o diabo. E acabaram por perder a força que pareciam ter no primeiro O PREDADOR (1987). Aqui, sendo em maior número, parecem mais fáceis de serem mortos, mesmo estando em seu próprio território (o filme se passa no planeta dos predadores) do que um único alienígena em território terrestre. Um ator conhecido surge como convidado especial e que traz alguma surpresa para o filme. No final, PREDADORES se encerra de maneira ridicula e com uma canção nos créditos ("Long Tall Sallly", de Little Richard) que nada tem a ver com aquilo tudo. Talvez apenas funcione como uma maneira de fazer com que nos esqueçamos o mais rápido possível daquela tosqueira.

Nenhum comentário: