domingo, julho 25, 2010

JERI 2010



Depois de uma semana de retorno da viagem para Jericoacoara é que venho escrever algumas linhas. Afinal, o blog é de filmes, mas também já tornei os relatos de viagens uma rotina por aqui também. Serve mais para mim e para quem viajou, mas acredito que há quem curta lê-los, mesmo não conhecendo os envolvidos. Só de Jeri, acho que tem três relatos aqui no blog. É só conferir no índice.

Acho que esta foi a sexta vez que visitei o lugar. A quinta com esta turma. Como falei para o Murilo, enquanto a gente voltava de ônibus para Fortaleza, as amizades que mais marcaram esta década pra mim foram eles e o pessoal que eu conheci virtualmente, a grande comunidade de cinéfilos que moram em outros estados. Ainda que o tempo que passei lá tenha sido bem curto, dá pra contar algumas coisas que marcaram.

No caminho de ida, fui conversando no ônibus com Max, o amigo paraguaio-alemão da Valéria. O sujeito tem uma experiência de vida bem intensa. Filho de pai alemão e mãe paraguaia, ele passou alguns anos em Moçambique, que foi quando teve contato com a língua portuguesa, e hoje mora nos Estados Unidos. Ele nos contou de quando conheceu uma garota chinesa, que devido ao governo ditador de seu país, só foi saber da existência de Beatles e Star Wars, só pra citar duas coisas que representaram bastante a cultura ocidental, quando visitou os Estados Unidos. A turma praticamente concordou que isso é um crime. Imagina o que mais essa menina também foi proibida de conhecer.

A viagem também ficou marcada pela vergonha alheia. E Manéu soube muito bem demonstrar esses momentos THE OFFICE. O que é que o álcool não é capaz, hein? A viagem para a Lagoa do Paraíso rolou como de costume, mas dessa vez parece que todo mundo estava liso. Talvez ainda repercussão da última crise financeira. Da vez passada a gente pôde se dar ao luxo de comer e se hospedar em lugares mais chiques e a não ficar se autopoliciando com dinheiro. Mas não deixa de ser bom, pois faz com que valorizemos mais as coisas.

Pra variar, não rolou passeio à Pedra Furada nem visão do pôr-do-sol na grande duna. Pelo menos pra mim, que tive de ir embora no domingo à tarde. Foi bom, pra variar, ainda que o pôr-do-sol na duna seja muito mais emocionante. No mais, ganhei de presente de aniversário um DVD duplo dos Rolling Stones (STONES IN EXILE) do Murilo e um calendário permanante super-bonito e com temática de cinema da Valéria. Vou ficar olhando pra ele todos os dias agora, já que ele está aqui na mesinha do computador. Mas o maior presente mesmo foi a companhia dessa turma. Deixo o meu muito obrigado a Valéria, Erika, Murilo, Mano, Manéu, Bárbara, Amanda, Max e Davi. Aprendi e me diverti muito com vocês.

Segue link para algumas fotos da viagem, que podem ser vistas maiores com um clique.

Nenhum comentário: