segunda-feira, setembro 13, 2004

POR CAUSA DELAS



O fim de semana até que foi legal. Festinha na Órbita na companhia dos amigos na sexta à noite, vomitódromo no sábado de manhã pra botar pra fora as caipirinhas da noitada, dois filmes no cinema (só um visto pela primeira vez), um clássico do Hitchcock revisto em DVD, deliciosas edições da Marvel Max que o Zezão me emprestou e uma peça de teatro bacana no domingo. A peça chama-se ESSE ALGUÉM MARAVILHOSO QUE EU AMEI e tem a gatíssima Natália Lage (que quase ofuscou a beleza de Cláudia Abreu no filme O HOMEM DO ANO) e o ídolo das meninas Marcelo Serrado. Estava até pensando em escrever um post só sobre a peça, mas estou com preguiça e vou mandar um texto sobre filmes "pequenos". Já que escrever sobre filmes é a única coisa de que eu me "obrigo" nesse blog.

Os três filmes abaixo têm em comum a presença de atrizes que fazem a minha cabeça, despertam a libido ou encantam pela beleza e magnetismo quando estão na tela. Foi por elas apenas que eu quis ver esses filmes.

VÍTIMA DO PASSADO (Mother Night)

Sheryl Lee, a eterna Laura Palmer, já não está tão bela quanto nos tempo em que foi descoberta por David Lynch para integrar o elenco de TWIN PEAKS (1990). Engraçado que, assim como ela fez duas personagens na série de Lynch, ela também o faz nesse filme de Keith Gordon. Gordon é mais conhecido pelo filme AMOR MAIOR QUE A VIDA (2000), que trazia outra beldade maravilhosa, Jennifer Connelly. Só vi esses dois filmes de Gordon, mas se todos os seus filmes forem chatos e arrastados como esse, não faço questão de acompanhar sua filmografia. Sheryl Lee, na verdade, aparece pouco no filme. Na história, Nick Nolte é um agente americano infiltrado na Alemanha nazista fazendo-se passar por traidor. É como o personagem de Nolte diz, se você finge ser uma coisa por muito tempo, você acaba se tornando essa coisa. VÍTIMA DO PASSADO (1996) foi gravado do SBT.

EXPRESSO PARA MARRAKESH (Hideous Kink)

Kate Winslet está linda e voluptuosa (que par de peitos são aqueles, meu Deus?!) nesse filme que se passa no Marrocos. Foi o primeiro filme que Kate fez logo depois do megasucesso TITANIC (1997). Foi uma decisão corajosa da parte dela, essa de preferir filmes alternativos em vez de blockbusters hollywoodianos. Pra se ter uma idéia, seus próximos filmes até 2005 serão dirigidos por gente como Marc Forster, John Turturro e Liv Ullman. EXPRESSO PARA MARRAKESH (1998) já despertou minha atenção por mostrar um modo de vida oriental e alguns dos costumes sufis. A narrativa também é bem gostosa de acompanhar e por vezes emocionante, especialmente na cena em que Kate acha que perdeu a sua filha. Grandes tomadas nas ruas e nas areias de Marrocos, bela fotografia... E eu falei que esse filme é pequeno?? Gravado da Globo.

PAIXÕES PARALELAS (Passion of Mind)

Demi Moore é paixão antiga. Começou no final dos anos 80, quando, na adolescência, vi a moça nuazinha no filme SOBRE ONTEM À NOITE (1986) e fiquei apaixonado. De lá pra cá ela teve uma carreira de mais erros do que acertos. O seu maior sucesso de bilheteria ainda é GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA (1990). Fez uma série de filmes bons e regulares depois disso, mas chegou ao fundo do poço quando começou a ficar musculosa demais para fazer coisas horríveis como STRIPTEASE (1996) e NO LIMITE DA HONRA (1997). Depois disso, teve a sorte de pegar um papel pequeno no genial DESCONSTRUINDO HARRY (1997), de Woody Allen. E demorou três anos para voltar com esse PAIXÕES PARALELAS (2000). O filme é dirigido por Alain Berliner, cineasta belga mais conhecido pelo bom MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA (1997). PAIXÕES PARALELAS tem um enredo interessante: a história de uma mulher que tem duas vidas. Sempre que acorda, é uma pessoa diferente. Ela não sabe qual das duas vidas é verdadeira e qual é falsa. Pena que o filme fica chato depois de meia hora. Gravado da TNT.

Nenhum comentário: