segunda-feira, setembro 27, 2004

A SETE PALMOS - SEGUNDA TEMPORADA (Six Feet Under - Second Season)



Já fiquei habituado a todo fim de domingo, antes de dormir, assistir a A SETE PALMOS, na Warner, ainda que dublado e com enormes intervalos comerciais. (Infelizmente não tenho HBO no meu pacote.) Minha tática pra poder assistir da melhor maneira possível é gravar e só depois assistir. Quando vi que o episódio de ontem era dirigido por Allan Ball, o criador da série, já suspeitei que se tratava do último episódio da segunda temporada (2002).

Nessa segunda temporada muita coisa acontece: Nate descobre que está com um tumor no cérebro, David assume de vez a sua homossexualidade e passa a morar com o policial Keith, Claire descobre que tem talento artístico, Brenda se transforma numa viciada em sexo, Brenda e Nate noivam, Freddy passa a ser sócio da casa funerária, nasce a filha de Nate, entre outras coisas dignas de novelões.

Não deixa de ser uma novela mesmo. Mas uma novela inteligente, cheia de estilo, com personagens frágeis e interessantes. A grande vantagem da série em relação ao longa-metragem de cinema é justamente essa capacidade de aprofundar mais os personagens, de dar a eles um passado e um futuro, de fazer a gente se acostumar com os seus dramas, de nos fazer íntimos deles. Cada episódio - alguns deles dirigidos por Rodrigo Garcia e Kathy Bates - acrescenta mais na vida dos personagens.

O episódio final da segunda chama-se "The Last Time" e já começa diferente, já que todos os episódios começam com personagens estranhos ao cast principal, morrendo em circustâncias às vezes estranhas, às vezes naturais. (A morte mais estranha dessa temporada foi a do sujeito que morreu se masturbando.) O último episódio começa com Nate indo visitar um amigo que está morrendo de câncer. (Muito triste imaginar alguém morrendo sozinho, sem ninguém, sem família, sem amigos.) Ainda assim, apesar da tristeza que imperou nesse episódio e do ótimo gancho para a terceira temporada, A SETE PALMOS não é tão melodramático assim. Não é como DAWSON'S CREEK, por exemplo.

O box da primeira temporada de A SETE PALMOS está sendo lançado em DVD no Brasil esse mês. Altamente recomendável. E espero que a Warner não deixe pra exibir a terceira temporada só no ano que vem.

Nenhum comentário: