quarta-feira, setembro 08, 2004

QUEIMANDO AO VENTO (Brucio nel Vento)


Ontem tive meus dias de Antoine Doinel em O AMOR EM FUGA. Quando fui para o Dragão do Mar ver o filme QUEIMANDO AO VENTO (2002), me encontrei, por acaso, com pessoas de diferentes fases da minha vida. No café do Dragão do Mar lá estavam a Valéria e o Igor, pessoas que fazem parte do meu círculo de amizades atual. (Até marcamos uma reunião do pessoal para a sexta na Órbita.) Depois, me encontrei com o Dario, que nem chegou a ser meu amigo de verdade, mas foi uma pessoa importante por ter me apresentado à Giselle, que foi com quem eu tive o namoro mais duradouro e bem sucedido até hoje. Vi também o Marcos, ex-regente do extinto Coral do IBEU, que eu participava entre os anos de 1992 a 1995. Bons tempos os do coral. Mas quero acreditar que o futuro vai ser melhor do que o passado, apesar de eu, pessimista que sou, tender a sempre romantizar o passado e desacreditar do futuro.

Já o protagonista do filme QUEIMANDO AO VENTO pode até ser meio pirado, mas é um exemplo de pessoa que vai atrás obstinadamente do que deseja. No caso, a mulher por quem ele é apaixonado desde a infância. Sua vida é uma rotina massacrante - acordar cedo, pegar o ônibus, trabalhar na fábrica - até a chegada de Lina. Sua fé que Lina apareceria é comparável à da protagonista de CONTO DE INVERNO, de Eric Rohmer. Ele tinha certeza que suas namoradas eram apenas pra passar o tempo, até Lina chegar.

O filme é excessivamente carregado de sentimentalismo, comparado a canções de Nelson Gonçalves ou outros cantores da velha guarda, por exemplo. Por vezes, beira o caricaturesco. A narrativa é bem desenvolvida e só cansa lá pelo final.

Na história, homem relembra o seu passado, quando fugiu de casa depois de ter esfaqueado o pai, e passou a trabalhar na França (ou na Suíça?) depois de ter trocado de nome. Ele espera ansiosamente a chegada do amor de sua vida, que surge ainda que casada e com uma filha. Detalhe importante: a moça é sua meia-irmã.

O diretor, Silvio Boldini, é mais conhecido no Brasil pela direção da comédia romântica PÃO E TULIPAS (2000), sucesso de público no circuito alternativo. Acho difícil ficar em cartaz mais de uma semana. Se ficar, vai ser por conta do público que vai ver OLGA (também conhecido como ARGH!) e, por causa da lotação, acaba entrando na sala vizinha.

Nenhum comentário: