terça-feira, setembro 21, 2004

DESAPARECIDAS (The Missing)



Bom filme esse western dirigido por Ron Howard e estrelado pela sempre ótima Cate Blanchet. Howard está longe de ser um autor (está mais para bom operário), mas faz filmes agradáveis, ainda que isso não seja sinônimo de grandeza. Entre os seus filmes, acho UMA MENTE BRILHANTE (2001) e O PREÇO DE UM RESGATE (1996) os seus melhores trabalhos. Também gosto de UM SONHO DISTANTE (1992), que até onde eu lembro foi o único filme feito em 70 mm que eu vi no cinema (ou não?), e de O TIRO QUE NÃO SAIU PELA CULATRA (1989), bela comédia com Steve Martin.

DESAPARECIDAS (2003) fracassou nos cinemas americanos e chegou aqui direto em vídeo/dvd. A Columbia fez um trabalho porco e pegou um filme em 2.35:1, em que a fotografia é destaque, e botou no mercado uma cópia mutilada, em fullscreen. Já o motivo do fracasso do filme nos EUA deve ter sido por conta da pouca popularidade do gênero com as platéias mais jovens. Nem funcionou a tática de venderem o filme como um suspense com toques de A BRUXA DE BLAIR, como parece querer enganar o trailer.

Até imaginei que o filme traria uma homenagem a RASTROS DE ÓDIO, de John Ford, por conta da captura de uma menina branca por índios, mas fica só por isso mesmo. Até daria um thriler policial normal, substituindo os índios por um serial killer, já que a trama principal do filme é a história de uma mãe que sai em busca da filha raptada, porque a polícia não se esforça pra isso. Há também o difícil relacionamento de Cate com o seu pai, protagonizado por Tommy Lee Jones.

DESAPARECIDAS tem um ritmo muito bom e só chega a cansar no finalzinho, quando ele não resiste a um segundo climax. No DVD vem alguns finais alternativos, mas na verdade é apenas um final com cenas extras. Os outros extras também são bem fracos. Ron Howard fala, fala, e não diz nada. Parece entrevista de jogador de futebol.

Parece que Howard vai dirigir uma adaptação do best-seller O CÓDIGO DA VINCI.

Nenhum comentário: