quinta-feira, janeiro 08, 2015

BREAKING BAD – A QUARTA TEMPORADA COMPLETA (Breaking Bad – The Complete Fourth Season)



É mais ou menos como o pessoal que já viu a série diz. A quarta temporada de BREAKING BAD (2011) não é tão brilhante quanto a terceira, mas ainda assim é sensacional. Não há uma grande mudança de tom em relação à anterior, a não ser um crescente aumento naquilo que se poderia se chamar de série de gângsteres, no que começou como sendo uma série sobre uma doença.

Muito bom acompanhar a evolução do personagem de Bryan Cranston, Walt, que de homem ridicularizado pela sociedade no início passa a figurar como um dos melhores anti-heróis já criados pelo cinema ou a televisão, à altura de Tony Soprano, mas com um pouquinho mais de consciência.

Também muito bom ver o crescimento de Skyler, a personagem de Anna Gunn, esposa de Walt, que agora gerencia um lava-jato que funciona para lavar o dinheiro que Walt ganha com a fabricação de metanfetamina para o chefão Gus (Giancarlo Esposito), um dos mais brilhantes vilões criados, até por passar longe do arquétipo de vilão, dado o seu jeito polido de lidar com as pessoas, o que até dificulta sentirmos algum tipo de raiva por ele. Mas entre ele e Walt e seu confuso escudeiro Jesse (Aaron Paul), ficamos com a velha e boa dupla de cozinheiros.

E o grande drama da temporada mesmo é saber que mais cedo ou mais tarde Gus iria querer se livrar de Walt, uma vez que tivesse de posse de sua fórmula do pó azul, que tanto sucesso fez entre seus usuários, dada sua pureza incomparável. No fim das contas, BREAKING BAD é também uma série sobre negócios. Com a diferença que o perigo é bem maior, envolvendo inclusive traficantes mexicanos, os grandes inimigos de Gus. Destaque para o velho patriarca que só consegue se comunicar com um sino.

Felizmente outros bons coadjuvantes continuam sendo bastante respeitados pelos roteiristas, independentemente do que lhes sucedeu na temporada passada, como é o caso de Hank, o policial da Narcóticos que ficou paralítico graças a uma ação dos traficantes. Mas como uma prova de que o trabalho não só enobrece o homem, mas também lhe traz saúde e vontade de viver, tudo mudo na vida de Hank quando alguém lhe sugere dar uma olhada no assassinato do sujeito morto à queima-roupa por Jesse.

Melhores episódios: "Salud", em que Jesse, Gus e Mike viajam para o México para ensinar aos rivais à fórmula mágica; e "Face Off", a season finale, com a dura luta de Walt e Gus num jogo de estratégias.

Nenhum comentário: