
Quem não se lembra daquele assobio que aparece em KILL BILL? Pois é, finalmente eu consegui uma cópia do filme que traz esse assobio, que é a base da trilha sonora de Bernard Herrmann para A MORTE TEM CARA DE ANJO (1968). O filme não é exatamente tão bom assim. Mas por alguma razão deve ter ficado na memória afetiva de Quentin Tarantino para que ele quisesse homenageá-lo em seu sangrento drama de vingança. Ou então gostou apenas da música.
De todo modo, A MORTE TEM CARA DE ANJO não deixa de ser um filme no mínimo interessante e que tenta justificar, logo no início, que não quer dizer que pessoas com Síndrome de Down estejam próximas da psicopatia. O personagem psicopata do filme, o jovem Martin Durnley (Hywel Bennett), não tem Down; o seu irmão, sim. Mas há, em certa cena, um médico afirmando esse tipo de aproximação, o que causou certa controvérsia. Logo no começo do filme, sabemos que ele é a única pessoa da família que visita o irmão em um sanatório, onde ele foi largado pelos pais. Na verdade, a mãe e o padrasto, com quem ele não se dá nada bem.
O filme começa de verdade quando Martin conhece numa loja a jovem bibliotecária Susan Harper (Hayley Mills), numa situação um pouco delicada. Ele rouba um pato de brinquedo e ela paga o pato (literalmente), quando os seguranças da loja pensam que eles estão juntos. Ele se faz de doido, falando de si mesmo em terceira pessoa e logo os gerentes da loja veem que ela não tem culpa nenhuma. Não demora muito para que ele arranje um jeito de entrar de vez na vida da moça. E de fazer outras coisas não muito legais que eu não vou contar aqui para não estragar a surpresa de quem ainda não viu.
Pena que o filme não explore de maneira forte o suficiente a esquizofrenia do personagem (se é mesmo essa a patologia) e também não seja tão bom do ponto de vista do suspense. Assim, o que fica de mais memorável, além do belo colorido e da Londres sessentista (sempre boa de se ver) é a grudenta trilha sonora. Curiosamente, Hitchcock recrutou dois atores do filme (Barry Foster e Billie Whitelaw) para o seu retorno a Londres em FRENESI. Pode ser sinal de que o Mestre do Suspense tenha visto e gostado de A MORTE TEM CARA DE ANJO.
P.S.: O Filmes do Chico, um dos blogs de cinema mais tradicionais e indispensáveis da internet, está de volta com novo endereço. Confira a reestreia AQUI.