quarta-feira, novembro 17, 2010

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (Män som Hatar Kvinnor)



O filme até já chegou às locadoras, mas dei preferência para vê-lo na ainda gloriosa telona do cinema. E não me arrependo nada disso, mesmo tendo pego uma fila monstruosa no feriado. OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2009) é um super thriller detetivesco produzido na Suécia que não faz feio frente às melhores produções do gênero feitas em Hollywood. Se bem que o filme – e dizem, o romance no qual ele é baseado também – é bastante devedor do estilo americano de fazer suspense.

Apesar da longa duração (152 minutos) e de um começo um pouco enfadonho e confuso, o filme pega o ritmo certo antes da meia-hora inicial e a partir daí é só alegria. Quer dizer, alegria para os espectadores, pois o filme trata de assassinatos e possui sequências de estupros e atos violentos que eu não se seu remake americano vá ter coragem de manter.

A trama inicialmente segue em paralelo dois protagonistas. O primeiro é o jornalista que é condenado por caluniar um grande magnata e pega seis meses de prisão. Mas antes de cumprir a pena, ele recebe um convite para investigar o desaparecimento da sobrinha de um rico homem idoso ocorrido há 40 anos. Como segundo protagonista, temos a interessante figura de uma hacker que anda em trajes góticos e tem um visual andrógino. Tudo indica que ela é a personagem principal do segundo longa da trilogia Millenium, tendo em vista os flashbacks que adiantam algo que pode ser o foco do segundo longa. OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES tem uma trama muito bem amarrada e prende a atenção até o final.

Gostaria de saber se o segundo e o terceiro filmes vão chegar nos cinemas brasileiros ou se vão direto para vídeo. Talvez os rendimentos do filme não tenham sido muito bons para a distribuidora brasileira, mas acredito que há uma boa parcela de pessoas interessadas numa nova e excitante experiência, como foi o primeiro da trilogia. Mas do jeito que as coisas andam, é mais fácil o remake do David Fincher estrear antes.

Nenhum comentário: