terça-feira, novembro 16, 2010

ATRAÇÃO SATÂNICA (Satanic Attraction)



Lembro de ter passado em frente a um cinema de rua que estava exibindo este ATRAÇÃO SATÂNICA (1989). A sala era especializada em exibir tranqueiras ou filmes que os cinemas mais chiques rejeitavam. Foi lá que eu havia visto um ano antes RAMBO III, naqueles bancos desconfortáveis. Mas o lugar tinha o seu charme. Infelizmente fechou as portas logo no início da minha cinefilia e não tive muita chance de desfrutar da programação.

ATRAÇÃO SATÂNICA, dirigido por Fauzi Mansur, mestre das pornochanchadas da Boca do Lixo e também com experiência em filmes de sexo explícito, foi produzido visando o mercado internacional. Daí o motivo de ser falado em inglês. No elenco, rostos conhecidos como os de Cláudia Alencar, Ênio Gonçalves e Vera Zimmerman. E como o gênero terror sempre teve uma boa aceitação, principalmente entre o público jovem, seria uma boa fazer essa tentativa. Não sei do resultado comercial no exterior, mas aqui no Brasil o filme ficou praticamente esquecido, como a grande maioria dos filmes do gênero produzidos no país.

O filme até tem os seus méritos, mas não consegue nem se aproximar de um slasher genérico. Na trama, radialista especializada em contar histórias de terror vê suas palavras sendo materializadas: um maníaco está à solta, matando mulheres para usar o sangue num ritual de ressurreição de outra mulher, como em HELLRAISER, só que tosco.

Há alguns sequências memoráveis do ponto de vista do gore, como a da mulher na banheira, passando no corpo um sabonete com duas giletes. Tem também a cena do maníaco vitimando uma pobre jovem que descansava numa rede. Ele atravessa o seu corpo com uma lança e até que a cena é bem caprichada em mostrar explicitamente os órgãos da vítima saindo. O problema é a falta de dinâmica, de suspense, elementos fundamentais para o sucesso de um filme do gênero. E o pior é que o filme dá sono. Tive que vê-lo "em fascículos".

(Texto escrito na enorme fila do UCI Iguatemi para comprar o ingresso de OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES.)

Nenhum comentário: