quarta-feira, fevereiro 08, 2006

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (Memoirs of a Geisha)



Quando soube que a direção de MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (2005) estava a cargo de Rob Marshall, diretor do repugnante CHICAGO (2002), eu logo imaginei que o filme seria mais uma experiência desagradável. Infelizmente, minhas suspeitas estavam corretas e MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA é um dos filmes que mais me fizeram olhar para o relógio e torcer para que essa novelona de quinta categoria acabasse logo - 145 minutos é fogo. De primeira categoria tem o elenco e a parte técnica (fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora de John Williams etc), mas não é isso que faz um grande filme.

Hollywood mostra que para os americanos, da mesma forma que eles confundem a Argentina com o Brasil, pra eles japonês e chinês é tudo igual. Se bem que eu também não sei direito reconhecer de cara a diferença entre as duas nacionalidades, mas acredito que isso deva irritar um pouco o povo oriental. MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA traz no mesmo barco os astros orientais mais famosos da atualidade: Zhang Ziyi, Gong Li, Michelle Yeoh e Ken Watanabe, duas chinesas, uma malásia (Yeoh) e um japonês.

O filme acompanha a vida de Sayuri desde a infância. Ela é vendida pelos pais a uma casa de gueixas e quando cresce (já interpretada por Zhang Ziyi) ela se torna a mulher mais desejada de Kyoto. As coisas mudam quando explode a guerra no Japão e o país se vê destruído e tendo que aceitar a ajuda dos seus inimigos, os americanos. A história de amor, entre Zhang Ziyi e Watanabe, como não poderia ser diferente, também é muito boba. Eis um forte candidato a pior filme do ano.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA recebeu seis indicações ao Oscar, todas técnicas: fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora, som e edição de som.

Nenhum comentário: