quinta-feira, junho 02, 2005

VINCENT



Não costumo dedicar um único post para um só curta-metragem, mas dessa vez acho que o filme merece. VINCENT (1982) é um dos mais belos curtas que eu já vi. E diria até que o filme é superior à maioria dos longas de seu diretor Tim Burton.

Feito em animação stop-motion e em preto-e-branco, VINCENT conta a estória de Vincent Malloy, um garotinho que não consegue ser igual aos outros meninos de sua idade. Ele adora Vincent Price, filmes de terror e contos de Edgar Allan Poe. O garoto não curte jogar bola, nem luz do sol ou coisa do tipo, preferindo a escuridão e a atmosfera lúgubre. Ele sente atração pelo imaginário dos filmes e literatura de horror: morcegos, aranhas, zumbis, névoa, túmulos. Sua mãe, em vez de tentar entendê-lo, quer torná-lo igual aos outros meninos.

O que torna VINCENT um filme tão especial é principalmente a belíssima narração de Vincent Price da poesia que Tim Burton escreveu, inspirada no poema "O Corvo", de Edgar Allan Poe e na estórias infantis de Dr. Seuss. Faz bem aos ouvidos e ao coração ouvir essa poesia, ao mesmo tempo que nos afeiçoamos com o personagem a partir das belas imagens de Burton. E o diretor consegue isso em apenas 6 minutos!

Para Burton foi um sonho tornado em realidade o fato de Price ter aceitado fazer a narração de seu curta. Posteriormente, Price ainda atuaria em um famoso longa de Burton, EDWARD MÃOS-DE-TESOURA no papel do "Inventor". Essa foi uma das últimas atuações de Price para o cinema. Infelizmente ele morreu logo após as filmagens.

Difícil não imaginar que o pequeno Vincent não seria o próprio Tim Burton. Ele que tem atração pelas sombras e pelo lado horrorífico da vida e dos filmes. Quem um dia já se sentiu diferente ou deslocado, principalmente na infância, com certeza vai se emocionar e se encantar com a beleza de VINCENT.

Para encerrar (e pra não perder o costume), um top 10 Tim Burton:

1. ED WOOD (1994)
2. A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999)
3. VINCENT (1982)
4. BATMAN - O RETORNO (1992)
5. EDWARD MÃOS-DE-TESOURA (1990)
6. MARTE ATACA (1996)
7. O PLANETA DOS MACACOS (2001)
8. OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)
9. BATMAN (1989)
10. PEIXE GRANDE (2003)

Não visto: AS GRANDES AVENTURAS DE PEE-WEE HERMAN (1985).

Em breve nos cinemas: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005)
Em pós-produção: CORPSE BRIDE (2005)

P.S.: Vejam porque eu me identifiquei tanto com o Vincent, lendo minha nova coluna, dessa vez sobre quadrinhos e infância, no site Cinema com Rapadura.

Nenhum comentário: