sábado, junho 25, 2005

NOW AND THEN, HERE AND THERE (Ima, Soko Ni Iru Boku)



Quando terminei de ver o primeiro episódio de NOW AND THEN, HERE AND THERE (1999), a princípio não dei muito crédito à série. Mas a partir do segundo as coisas ficam bem diferentes e a série se revela cada vez mais empolgante e envolvente. O que aparentemente parecia uma comédia boba sobre uma criança pouco popular na escola, se transforma em uma obra depressiva e violenta, ambientada em outro mundo.

Na trama, Shu é um garoto desajeitado que conhece uma menina de olhos grandes e azuis, quando ia para seu tradicional passeio para ver o pôr-do-sol sozinho. É quando ele é capturado junto com essa menina por um robô gigante e levado a um outro lugar, em outro tempo. O local se chama Hellywood e lá as crianças são transformadas em soldados do insano imperador Hamdo. Hellywood guarda semelhanças com o universo de "Duna", de Frank Herbert. Há escassez de água no lugar e há até aqueles vermes gigantes no deserto, como em "Duna". A tal garotinha de olhos grandes é Lala Ru (sempre achava engraçado quando o Shu pronunciava o nome dela), dotada de poderes que muito interessam ao tirano Hamdo. Outra personagem importante para a trama e que Shu encontra na prisão de Hellywood é Sara, uma garotinha loira que foi capturada por engano, por se parecer com Lala Ru.

Com o tempo, a série vai ficando mais depressiva, à medida que vemos cada vez mais cenas de abuso infantil. Um dos momentos mais fortes de N.T.H.T. é justamente quando Sara é colocada num quarto para ser estuprada por um dos guardas. Eu diria que essa é a melhor seqüência introdutária de todos os episódios. A música de introdução é empolgante e a triste canção que fecha cada episódio é desoladora. Os japoneses têm essa manha de fazer música empolgante para essas séries, vide minhas experiências anteriores com as "top de linha" BERSERK e NEON GENESIS EVANGELION. N.T.H.T. pode não ter me impressionado tanto quanto essas duas que citei, mas também já era querer demais.

NOW AND THEN, HERE AND THERE tem 13 episódios e foi dirigida por Akitaroh Daichi, conhecido dos apreciadores de animes também pelas obras ELF PRINCESS RANE e JUBEI-CHAN, e produzida pela Pioneer e ACI.

Agradecimentos ao amigo Marcelo Reis, do site Animehaus, que muito gentilmente me forneceu uma cópia dessa ótima série.

Nenhum comentário: