segunda-feira, janeiro 06, 2003

MINI-FESTIVAL JACKIE CHAN

"I don´t use special effect, I am the special effect..."
(Jackie Chan)

Nos últimos dias assisti a três filmes com Jackie Chan, puxados pelo mais recente filme do chinês simpático nos cinemas. Alguns comentários rápidos:

O TERNO DE 2 BILHÕES DE DÓLARES (The Tuxedo) - 2002

Talvez o mais fraco dos filmes que Chan fez em Hollywood. Tem alguns momentos bons e bem engraçados, mas o problema é a história, meio boba, envolvendo um terno super-poderoso. A melhor coisa é mesmo o próprio Chan e Jenniffer Love Hewit na cena de vestidinho azul (Meu Deus! O que é aquilo?) Engraçada a cena em que ela dá um código secreto pra ele e ele quebra a cara. Outra cena que vale o ingresso é a cena em que Chan imita o James Brown, cantando "Sex Machine". É um filme fraquinho que não explora bem o grande potencial de Jackie Chan, mas que também não chega a ser ruim.

A HORA DO RUSH (Rush Hour) - 1998

Esse já funciona melhor. Há tempos tinha guardado numa cópia do SBT. Aproveitei que ia ficar em casa no dia 1º de janeiro e, depois da posse do Lula, chamei o meu sobrinho, que adora o Jackie Chan, pra assistir comigo. Apesar de falarem mal do Chris Tucker, eu acho ele divertido. A primeira cena dele contracenando com Jackie Chan e achando que esse não falava inglês é ótima. Mas como quem quer ver filmes de Chan, quer ver as lutas bem coreografadas e divertidas, A HORA DO RUSH decepciona um pouco. Mas não deixa de ser bem divertido. A continuação manteve o bom nível e vem aí A HORA DO RUSH 3.

QUEM SOU EU? (Who Am I? / Ngo si sui) - 1998

Esse já é um puta filme de Chan. Ele é um dos diretores do filme, por isso o filme é tão bom. No filme, ele é o agente Jackie Chan (mesmo nome do ator) que cai de um avião e perde a memória. Ele é salvo pelas várias árvores que amortecem a queda e pela tribo indígena africana que trata dele. De bolar de rir a cena em que ele, já vestido de índio, vai salvar um sujeito que levou uma mordida de cobra. Depois disso o filme ainda tem muita ação e muitas situações engraçadas. É o que eu chamo de diversão nota 10 e pra toda a família. É altamente prazeroso ver um filme desses, sem pretenção alguma, mas que vale muito mais do que um monte de filme metidos a intelectuais. Talvez o melhor filme de Chan nos anos 90. Gravado da Record.

Infelizmente, apesar de bem legais, os três filmes ainda não representam o melhor da filmografia do rapaz. Ainda pretendo ver os filmes dele da década de 80 produzidos em Hong Kong. Dizem que tem coisas sensacionais nessa fase.

Nenhum comentário: