domingo, janeiro 26, 2003

FEMME FATALE

Acabei de vir da sessão de FEMME FATALE, do DePalma, e o filme é mesmo algo. Mas antes de o filme começar, logo quando eu cheguei no shopping me deparei com algo depalmiano: ao sair do banheiro e passar em frente a uma loja de roupas íntimas femininas, no lugar de uma manequim, lá estava uma bela garota de lingerie, sentada no lugar. Eu mesmo fiquei meio constrangido de chegar mais perto e ficar olhando pra cada detalhe da beldade que lá estava, por isso fui embora. Depois de passar numa loja de discos (fiquei tentado a comprar aquele disco solo da Paula Toller, mas resisti), eu quis voltar pra ver a moça na vitrine. Mas ao voltar, ela não estava mais lá. Pô! Isso encheu minha cabeça de "idéias". Heehhe..Será que ela estava realizando uma fantasia fazendo aquilo? Ou era mesmo marketing da loja (Assuntos Internos)? Vai saber...

No cinema, vi os traillers de EXTERMÍNIO (28 Days Later), de Danny Boyle, e percebi que vem filme de terror bão de novo por aí. Outro trailler que me chamou a atenção foi GAROTA VENENO (The Hot Chick), com o comediante Rob Scheineder. Sei lá, não ia muito com a cara dele, mas esse filme me chamou a atenção. É a história de uma menina bonita que acorda transformada em Rob Schneider.. Hehheeh..O outro filme interessante é O NOVATO (The Recruit), de Roger Donaldson e com Al Pacino no elenco.

Quanto ao FEMME FATALE é um filme que é um banquete para cinéfilos que curtem enxergar referências de outros filmes. Principalmente do próprio DePalma. Logo no início, com a homenagem ao filme noir clássico PACTO DE SANGUE. Rebecca Romijn-Stamos (alguém sabe como se pronuncia o sobrenome dela?) está vendo o filme, quase nua. Lembrei na hora de Melanie Grifith em DUBLÊ DE CORPO. Mas as auto-referências de DePalma não param por aí. Tem uma bem explícita de MISSÃO IMPOSSÍVEL, tem de HI, MOM, de UM TIRO NA NOITE etc. Sem falar que DePalma já recicla Hitchcock. JANELA INDISCRETA e UM CORPO QUE CAI são referências constantes no filme. Lá pelo meio do filme a imagem fica em tons sépias, lembrando CHINATOWN, do Polanski. Mas isso dura pouco. A música do filme, de Ryuichi Sakamoto está sempre presente e é ótima. O cara é muito bom, não fica "invisível" mesmo. Já tinha trabalho com DePalma em OLHOS DE SERPENTE. E a música que ele fez pra O CÉU QUE NOS PROTEGE é dez.

As cenas excitantes, logo no início com a Rebecca se pegando com aquela morena linda e seminua é super-sexy, assim como a cena de lap dancing no bar. Aquela cena do bar, com aquela música tocando alto ficou boa pra caramba. Aliás, cenas ótimas é o que não falta no filme. O final que lembra CIDADE DOS SONHOS de David Lynch é bem sacado, bem legal, ainda que não traga o impacto do filme do Lynch.

Se eu tenho alguma coisa a falar contra o filme, é mais a questão da falta de mais emoção, mas isso já parece ser uma marca do cinema de DePalma, mais cerebral e menos emocional. Mas nem por isso deixa de ser divertido e bem feito. Sem falar que o cara é um autor de verdade, todos os seus filmes trazem a sua marca. Os temas do duplo e o voyeurismo estão lá mais presentes do que nunca. Ah, e nem falei de Antonio Banderas, né? ehehehe.. O cara tá muito bem no filme como o fotógrafo de paparazzis.

Bom, melhor não contar mais nada. Vão ver o filme.

Nenhum comentário: