terça-feira, setembro 04, 2012

CONTOS GAUCHESCOS



Único longa-metragem que eu vi da Mostra Especial de Cinema Gaúcho, que acontecia no período da tarde no Palácio dos Festivais, em Gramado, CONTOS GAUCHESCOS (2012), de Henrique de Freitas Lima, tem uma vantagem para aquelas pessoas que conhecem pouco da história da formação do povo gaúcho, que é começar com um pequeno documentário sobre o livro homônimo de João Simões Lopes Neto, considerado uma obra fundadora da identidade gaúcha e que neste ano completa 100 anos. Eu, como não conhecia nada deste escritor, achei bem interessante esse momento mais didático.

Depois disso, o filme começa a contar algumas histórias que constam no livro. Algumas muito boas, outras, nem tanto. Provavelmente a que mais chama a atenção é a estrelada por Ingra Liberato. No segmento, ela é a mãe de uma garota que está prestes a se casar com um rapaz. Eles vivem nas regiões fronteiriças, onde tantas guerras foram travadas. E é em busca de um vestido de noiva para a filha que o pai encontra um destino trágico.

Outro segmento bem interessante lida com a história de um homem que de tanto apostar, chega ao cúmulo de apostar a própria esposa. Dá para notar, só com esses dois exemplos, que as histórias de CONTOS GAUCHESCOS são todas manchadas de sangue. E aí está a beleza e o interesse que elas causam no espectador. Outra coisa que chama a atenção é a linguagem toda própria dos gaúchos da fronteira, com um vocabulário muitas vezes incompreensível para quem não é do Rio Grande do Sul.

A primeira parte do filme, a que fala da vida e da obra do escritor, foi produzida e dirigida por Pedro Zimmermann. Henrique de Freitas Lima completa o filme com adaptações dos contos "Os cabelos da China", "Jogo do osso", "Contrabandista" e "No manantial".