segunda-feira, setembro 17, 2012

FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!



Acho que este documentário estava me perseguindo. Ele foi exibido no Cine Ceará e foi justamente no dia em que eu não estive presente. Fui ao Festival de Gramado e lá estava ele na mostra competitiva dos longas-metragens nacionais. Suspeito que era o único filme da mostra que não era inédito no país. Enfim, FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW! (2012), de Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho, não deixa de ter o seu charme, pelo tema, mas principalmente pelo show de André Abujamra com participações de vários artistas cantando canções representativas do Tropicalismo, que foi, sem dúvida, um dos movimentos culturais mais importantes do Brasil.

O Tropicalismo não estava apenas na música, mas também no cinema, no teatro, nas artes plásticas. Era algo ousado e que estava conectado com a geração modernista de 1922. Há alguns entrevistados importantes do movimento, como Gilberto Gil e outros, mas curiosamente, nomes importantes como Caetano Veloso, os Mutantes e Tom Zé ficaram de fora da edição final. O que eu achei que foi uma atitude ao mesmo tempo ousada e quase um tiro no pé, pois esses artistas são muito importantes.

Segundo o diretor Ninho Moraes, Caetano ficou de fora porque o que ele falou já poderia ser lido em seu livro "Verdade Tropical". E também porque "ele é muito charmosão e ia querer puxar sardinha para um lado". Isso pode até ser verdade, já que, bom leonino que é, Caetano acaba aparecendo muito e deixando os demais eclipsados. Mas sua canção "Tropicália" pode ser considerada a mais importante do show e do filme e seu nome é citado diversas vezes. Porém, quem não sabe desse detalhe da edição fica com a impressão de que ele não aceitou participar do filme, o que não é verdade.

Curiosamente, estreou na última sexta-feira em São Paulo e outras cidades o documentário TROPICÁLIA, de Marcelo Machado, que mostra com mais exatidão e seguindo uma cronologia mais tradicional a história do movimento.

FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW! ganhou o prêmio de melhor trilha musical em Gramado.