sábado, dezembro 08, 2007

DEXTER - A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA (Dexter - The Complete Second Season)



A segunda temporada de DEXTER (2007) se mostrou tão boa ou até melhor que a anterior. Claro que muita gente pode reclamar de algumas mudanças sutis na personalidade do protagonista (Michael C. Hall), mas foi uma evolução natural e acredito que os produtores e roteiristas estão levando a série muito bem. Ouvi dizer que essa segunda temporada não foi inteiramente adaptada do segundo livro de Jeff Lindsay, como havia sido a primeira, mas não sei ao certo. O que sei é que é um prazer ouvir de novo aquela música-tema e ver novamente aquela brilhante seqüência de abertura por mais doze episódios. A estrutura dessa segundona é parecida com a da primeira. Durante a primeira metade da temporada a série continua boa mas vai esquentando mesmo à medida que Dexter Morgan tem a sua vida virada do avesso, depois que descobrem no fundo do mar os pedaços dos corpos dos assassinos que ele matou. A coisa se complica quando o FBI entra na história e passa a afirmar que o assassino, denominado pela imprensa de "Bay Harbor Butcher", é um dos membros da força policial de Miami.

Ao mesmo tempo, Dexter, percebe que, ao contrário do que ele pensava, não é um ser desprovido de sentimentos e consciência, pelo menos quando se trata das pessoas que ele é mais próximo, como sua namorada Rita e sua irmã Deb. Ele acaba meio que acidentalmente entrando num grupo de pessoas viciadas e tenta passar por uma fase de "abstinência", tentando controlar a sua ânsia de matar. E é lá que ele conhece a inglesa Lila, peça fundamental para o desenvolvimento dessa temporada. E como era de se esperar, pelo gancho deixado no final da primeira temporada, o sargento James Doakes passa a vigiar os passos de Dexter, desconfiando cada vez mais que ele está escondendo algo. Quer dizer, o nosso anti-herói não tem descanso. Pra completar, ficamos sabendo mais detalhes sobre o pai de Dexter.

Um dos episódios mais diferentes de toda a série é "The Dark Defender". Esse é o termo inventado pela mídia, quando descobrem que o "Bay Harbor Butcher" mata apenas assassinos seriais, sendo então um herói para a cidade de Miami. O que não quer dizer que seja o melhor episódio. Os melhores são mesmo os três últimos, quando a série atinge o seu clímax e - assim como a primeira - fecha a temporada sem muitas pontas soltas. O final tem cara de final mesmo. Só tenho uma pequena restrição ao final da temporada e deixo aqui como um possível spoiler: achei meio que covardia dos roteiristas nessa segundona a maneira como foi resolvida a situação do Sargento Doakes, ao utilizarem de uma intervenção externa para livrar um pouco a cara do Dexter e não torná-lo desagradável aos olhos dos espectadores, caso ele tivesse realmente seguido o seu plano de manter a sua identidade secreta até o final.

Nenhum comentário: