quarta-feira, dezembro 19, 2007

INVASORES (The Invasion)



Mais um filme cuja recepção fria da crítica e do público eu não entendi muito bem. Concordo que o final deixa a desejar e parece um enxerto mal feito, mas o tal final representa poucos minutos de um filme que se sustenta muito bem no suspense e nas seqüências de ação, durante os seus enxutos noventa minutos de duração. E tem a Nicole Kidman, que continua linda, exuberante e com um carisma que poucas estrelas de Hollywood da atualidade possuem. Só a sua presença já justifica uma ida ao cinema.

Em INVASORES (2007), ela é Carol Bennell, uma mulher divorciada, mãe de um garotinho chamado Oliver e que trabalha como psiquiatra. Ela começa a desconfiar que as coisas estão ficando estranhas quando uma de suas pacientes diz que o seu marido não é o seu marido. Aos poucos, os alienígenas que chegaram à sua cidade vão tomando os corpos de seus habitantes. Um deles é o seu ex-marido (Jeremy Northam), que estranhamente pede para passar uns dias com o seu filho. Aliás, bonita a cena de Nicole chorando, ao deixar o filho nas mãos do marido, sem saber que ele agora é um E.T. de pensamento coletivo. Daniel Craig tem papel de destaque no filme, como melhor amigo/interesse amoroso da protagonista, mas o brilho de Nicole é tanto que Craig fica totalmente apagado em seu papel.

Cheguei a ver as três adaptações anteriores do livro de Jack Finney para o cinema, mas tenho pouca lembrança das três. Talvez por isso tenha gostado da nova versão. Lembro de não ter gostado da versão de Abel Ferrara, INVASORES DE CORPOS - A INVASÃO CONTINUA (1993), que assisti há cerca de sete anos na TNT. A primeira versão, a obra-prima de Don Siegel VAMPIROS DE ALMAS (1956), lembro de ter visto em vhs, há séculos, numa cópia da Herbert Richards colorizada por computador. Para preservar a autenticidade da obra, eu tive de retirar a cor da televisão. Agora, o que eu gostaria de ver mesmo é a segunda versão, INVASORES DE CORPOS (1978), de Philip Kaufman, que vi na televisão quando era adolescente. É um filme que necessita com urgência de uma versão caprichada em dvd, que parece que já saiu lá fora.

Mas voltando à obra creditada ao alemão Oliver Hirschbiegel, diretor de A EXPERIÊNCIA (2001) e A QUEDA! AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (2004), ao que parece houve um pequeno desentendimento entre ele e os produtores do filme, que não gostaram do resultado do seu trabalho e fizeram alguns "ajustes", incluindo o final, que eu admito que ficou muito ruim, ou pelo menos, muito estranho, dando a impressão de que foi enxertado no filme às pressas. Quem ficou responsável por "ajustar" o filme à vontade dos produtores - ou torná-lo mais palatável ao gosto americano - foram os irmãos Wachowski, que reescreveram o roteiro, e James McTeigue, que dirigiu cenas adicionais. No entanto, nenhum dos três foi creditado no filme. Será que Hirschbiegel tem coragem de voltar à Hollywood, depois dessa falta de consideração dos americanos? Se bem que eu não duvido nada que o "ajuste" tenha sido para melhor. Tudo é possível.

Nenhum comentário: