sexta-feira, março 23, 2007

HALF NELSON



Filmes de professor geralmente são interessantes. E como eu levo parte de minha vida como professor, é natural rolar algum tipo de identificação. Acontece que HALF NELSON (2006) é um pouco diferente dos filmes dessa subcategoria. O filme tem um andamento bem lento, um ritmo um tanto quanto preguiçoso.

Dan Dunne (Ryan Gosling) é um rapaz viciado em crack cuja única forma de se manter centrado na vida são as aulas que ele dá numa escola pública do Brooklyn. Dan não parece ser um professor tão dedicado. Ele enrola bastante quando não está com muita condição de dar aula; não costuma preparar as aulas e nem segue o livro adotado pela escola. Mas ele faz algo de bom para os alunos, que é promover a reflexão em suas aulas de História. Em certo momento, ele tenta explicar para os seus alunos o significado da palavra "machine", no sentido de "sistema". Além de professor de História, ele também é treinador de basquete da escola.

O filme foca sua atenção no relacionamento entre ele e uma aluna que o flagra em estado deplorável no banheiro da escola, logo após a inalação da droga. Ela fica com ele por algum tempo no banheiro até ele se recompor e os dois começam a ter um elo de amizade e cumplicidade.

Talvez o que tenha me deixado decepcionado em relação a HALF NELSON (2006) foi esse andamento meio preguiçoso do filme - há também muito uso de câmeras próximas dos personagens, como nos filmes dos irmãos Dardenne -, o que acabou me deixando com sono diversas vezes. Além do mais, no final das contas, eu fiquei sem saber qual é o sentido do filme, qual a sua razão de existir. Se bem que isso é até coerente com o espírito e com o humor do personagem. Ryan Gosling está excelente e é com certeza a melhor coisa do filme. Além da indicação ao Oscar por esse papel, ele ganhou diversos prêmios, entre eles o Independent Spirit Awards. O filme causou sensação no Festival de Sundance.

HALF NELSON continua inédito em cinema e DVD no Brasil. Visto em divx.

Nenhum comentário: