quarta-feira, março 01, 2006

FORA DE RUMO (Derailed)



Os olheiros de Hollywood continuam trazendo novos diretores estrangeiros para trabalhar nos EUA. Com isso, vamos descobrindo talentos de várias partes do mundo. Alguns deles - é verdade - são engolidos pelo sistema hollywoodiano e perdem suas identidades. Os mais fortes sobrevivem. Mikael Håfström é a bola da vez. O diretor sueco é mais conhecido pelo título EVIL - RAÍZES DO MAL (2003), lançado no Brasil em DVD pela Videofilmes e indicado ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira. É um filme que já está na minha lista de próximas locações. Isso porque eu gostei muito de FORA DE RUMO (2005), sua estréia em Hollywood. Håfström também tem experiência no cinema de horror. Por isso, já foi contratado para dirigir 1408 (2006), baseado num conto de Stephen King - que pode ser lido nesse link.

FORA DE RUMO é um filme até que convencional, mas pra quem está um pouco cansado de filmes experimentais ou com cara de cinema independente, é até um alívio ver esse belo thriller. O filme apresenta um sujeito casado (Clive Owen) que tem uma filha com caso mais complicado de diabetes. Ele e a esposa economizam dinheiro há muito tempo para o tratamento da menina. Seu casamento, no entanto, não está indo muito bem. É quando ele conhece no trem, no trajeto para o trabalho, uma mulher atraente (Jennifer Aniston), que até lhe mostra a foto de sua filha também. Não leva muito tempo para os dois irem para a cama. Os problemas começam quando eles entram num hotel barato e lá são atacados pelo mesmo sujeito da portaria do hotel (Vincent Cassel, odioso). E isso é só o começo do inferno que vai se transformar a vida de Owen.

Desde o começo o filme explora esse lado da culpa. Owen diz para Aniston em certo momento que ele é, ao mesmo tempo, católico e judeu, quer dizer, carrega uma dupla culpa nos ombros. Até já gastara um dinheiro fazendo psicanálise, brinca ele. Nesse sentido, o filme é muito bem resolvido, aproximando-se de Hitchcock em alguns momentos. (Bom, posso estar exagerando um pouco a aproximação com Hitchcock.)

Poderia falar mais alguma coisa sobre a trama, mas acabaria deixando muitos spoilers e o filme merece ser visto sem se saber nada da história. Algumas situações até podem ser um pouco previsíveis pra quem costuma antecipar os finais dos filmes enquanto os vê, mas não pra mim. O importante é deixar claro aqui o quanto eu me empolguei com esse FORA DE RUMO.

Nenhum comentário: