segunda-feira, novembro 04, 2002

FALE COM ELA (Hable con ella)

"El cerebro de las mujeres es um misterio, y en este estado más..."
(Benigno)

Caros amigos, como acabei de ver um dos filmes mais belos da minha história de cinéfilo, preciso compartilhar essa experiência com alguém. Antes de tudo: FALE COM ELA é o melhor filme de Pedro Almodóvar. Olha que eu já tinha babado pelos dois anteriores (CARNE TRÊMULA e TUDO SOBRE MINHA MÃE), mas esse é ainda melhor. Portanto, antes de eu falar qualquer coisa sobre o filme, sugiro vocês irem correndo conferir esse belo trabalho.

Interessante que geralmente antes de ver um filme eu leio as criticas. Às vezes, diversas críticas para um mesmo filme. Dessa vez eu só li algumas linhas de algumas delas. É até melhor mesmo você ir ver o filme sem saber de muito da história. E essa história é contada com uma delicadeza e um carinho tão grandes que a gente acompanha esse ballet com os olhos bem abertos. E em alguns momentos bem úmidos. Os personagens principais, o enfermeiro e o escritor de livros de viagem, formam uma amizade muito bonita. E filme que trata sobre a amizade e amor do jeito que FALE COM ELA trata é artigo raro.

A comparação com o ballet que eu mencionei é feita pelo próprio Almodóvar durante o filme. A primeira cena do filme se passa num teatro, durante a exibição de um espetáculo de ballet. E a última cena também. Aliás, nessa última cena, quando eu vi estampado na tela os nomes de dois personagens da história, eu pensei que o filme iria continuar, eu queria mais, eu queria compartilhar mais da vida dessas criaturas do Almodóvar, que parece que ganham vida própria. Parecem reais. E não seria uma má idéia o diretor retomar a história dos sobreviventes do filme.

E por falar em compartilhar, essa é a palavra chave do filme. Quantas vezes a gente não vê algo que nos deixa tão impressionado ou emocionado que a gente quer mostrar isso pra mais alguém? É por isso que eu estou aqui escrevendo isso pra vocês. É por isso que os personagens do filme, que pra mim são quase reais, sentem fortemente essa vontade de compartilhar os momentos mágicos com alguém que ama.

Longa vida a Pedro Almodóvar!!!!!!!!

Ah, e a cena do Caetano Veloso também é linda!!!!!

Nenhum comentário: